Prefeitura faz força-tarefa para atender famílias atingidas
A prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma força-tarefa para atender todas as famílias afetadas pela enchente. Os trabalhos começaram ainda nesta quinta-feira com a entrega de refeições e colchões. Também está sendo disponibilizado um kit de limpeza para ser usado na higienização das residências.
Segundo a Secretária de Assistência Social de Taboão da Serra, Arlete Silva, a prefeitura providenciou 1.500 marmitex que foram distribuídos para as famílias afetadas pela enchente, além de colchões e kits de limpeza para ser utilizado na higienização das casas. “Estamos solicitando através da Defesa Civil de São Paulo, cobertores para os moradores afetados pela enchente, vamos passar a noite aqui se for necessário”, disse.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Acácia Brito, disse que a prefeitura já entrou em contato com o Governo do Estado solicitando cestas básicas, colchões, kits de saúde e cobertores. “Estamos aqui unidos para minimizar essa situação, já estamos distribuindo os colchões e os marmitex para que as famílias possam voltar para suas casas”, garantiu.
A Defesa Civil levou mais de 100 funcionários para a limpeza das ruas do Largo do Taboão e da Vila Santa Luzia, as mais afetadas. A estimativa é que 200 casas tenham sido atingidas pela chuva, 100 delas com mais gravidade. As ruas mais atingidas foram as Ruas Santa Luzia e José Soares de Azevedo, as Avenidas Getúlio Vargas e Armando Andrade, além da Rodovia Régis Bittencourt.
A prefeitura também designou uma equipe da secretaria de saúde para prevenir casos relacionados com a água suja que invadiu as casas. De acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica do município, Milton Parron Junior, a principal preocupação é a leptospirose.
“Estamos aqui para alertar as pessoas que tiveram contato com a água da enchente, sobre a questão da leptospirose e também aquelas que não têm a situação vacinal em relação ao tétano. Além disso, estamos vendo se os moradores não perderam remédios, nesse caso vamos repor através da Secretaria da Saúde”, alerta.
A prefeitura está iniciando uma campanha para arrecadação de roupas, alimentos e móveis para serem doados para as vítimas que perderam seus bens na enchente. Quem quiser ajudar pode doar colchões, cobertores, roupas de cama e toalhas de banho, agasalhos, camas e sofás; fogões e geladeiras. A coleta pode ser solicitada pelos telefones 4138-8040 (Assistência Social) ou 4701-9021 (Fundo Social).