Prefeitura de Taboão lança livro sobre a história da cidade
A Prefeitura de Taboão da Serra lançou na tarde desta terça-feira, dia 22, o livro “Taboão da Serra: profundas raízes”, que conta a história da cidade desde sua fundação até o ano 2000. O evento contou com a presença de pessoas ilustres que ajudaram a resgatar parte das memórias, com depoimentos e material fotográfico.
“Tínhamos alguns relatos, alguns registros de textos, fotográficos e a nossa ideia era começar a reunir isso enquanto era tempo. Porque quando perder a memória, quando a gente perder essas pessoas tão importantes que estão aqui, que tanto contribuíram contando a história de Taboão da Serra, quando a gente perder esse material humano não teríamos mais como reunir tudo isso”, relatou o secretário de Educação João Medeiros, um dos idealizadores do projeto.
O projeto nasceu em 2001, quando os professores de História João Medeiros, Maria Candida Delgado Reis, Marlene Maria das Neves Rodriguez Mesquita e Sílvia Maria de Souza decidiram elaborar um material didático para os alunos da cidade. Na ocasião eles publicaram o livro “Cenas da Cidade”, em branco e preto, com depoimentos de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Taboão.
Em 2013, o grupo de professores voltou a se reunir e retomar o projeto. “Foram mais de três anos de pesquisa até esse material ficar pronto. O principal objetivo, além de preservar a memória da cidade, que é fundamental pra gente existir enquanto cidadão , enquanto pessoa, ser humano, enquanto ser político, também servirá para as crianças conhecerem a importância da cidade”, disse Medeiros.
A autora do livro “Taboão da Serra: profundas raízes”, Maria Candida Delgado Reis, falou como foi o processo de pesquisa até a publicação do livro. “Tentamos recuperar o que ainda existia desse material de memória da cidade, fizemos novas entrevistas, juntando novos materiais, novas pesquisas e reunimos tudo e achamos por bem construir esse livro que é uma história da cidade que tenta juntar todas as pontas, desde a origem colonial do lugar até os anos 2000 […] Me sinto feliz em conseguir isso junto com a equipe, não foi fácil”, comentou.
Alguns personagens que fazem parte da história e ajudaram a escrever as memórias estiveram presentes no lançamento do livro, entre eles, os ex-vereadores professor Said de Moraes, professor Antônio Fenólio e Paulo Félix, maestro Edison Ferreira e o poeta Sérgio Vaz.
O livro. "Taboão da Serra: profundas raízes", o livro tem 170 páginas, é ilustrado com muitas fotos e aborda a vida da cidade, destacando os principais fatos e características, passando pela ocupação do solo, loteamentos, emancipação, os problemas, desenvolvimento e a cultura até os anos 2000.
Ajude a preservar a memória de cidade. No site www.taboaohistoriaememoria.com.br a população pode ajudar a contar um pouco mais da história de Taboão da Serra. O site é um espaço aberto à participação das pessoas deixar depoimentos e/ou fotos que ajudem a preservar a memória da cidade.