Prefeitura de Taboão lança aplicativo para localizar pessoas desaparecidas
Para facilitar as buscas por desaparecidos em todo o país, a Prefeitura de Taboão da Serra, implantou um aplicativo de celular para localizar e resgatar essas pessoas. O B!AMap pode ser baixado gratuitamente em celulares, por enquanto disponível apenas no sistema Android, cujo objetivo é divulgar instantaneamente a foto de uma pessoa desaparecida ou sequestrada.
Taboão da Serra é uma das primeiras cidades do país a implantar o aplicativo. O B!AMap foi lançado oficialmente na última quarta-feira, dia 25, no Cemur. Para o prefeito Fernando Fernandes, “o aplicativo trará uma esperança para as famílias que sofrem com a dor do desaparecimento. A agilidade do aplicativo poderá salvar vidas”.
De acordo com um dos criadores do aplicativo, Arnaldo Maluf, com a implantação do sistema, Taboão da Serra irá contribuir com a busca por desaparecidos em todo o país, atualmente no Brasil existem 40 milhões de pessoas nessa condição. “O município de Taboão irá ajudar não só os desaparecidos da cidade, mas em todo o Brasil”, destacou Maluf.
Todo o arquivo de dados do aplicativo com informações das pessoas desaparecidas no município será mantido pela Guarda Civil Municipal (GCM), que irá receber fotos e informações diariamente, e automaticamente disparar no B!AMap. Quem tiver o aplicativo vai poder ajudar a polícia a localizar essas pessoas. As primeiras 24h são fundamentais.
“Para fazer o registro da pessoa desaparecida, o cidadão deve procurar um posto da GCM, um guarda vai auxiliá-lo a fazer o registro na Delegacia. Esse BO é centralizado na Delegacia de Pessoas Desaparecidas de São Paulo, lá eles têm todo o aparato para fazer o levantamento para saber se a pessoa deu entrada em algum IML e Pronto Socorro… Após o registro, o guarda vai solicitar uma foto da pessoa desaparecida para inserir no sistema do aplicativo. E todos que tiverem o aplicativo [B!AMap]vão poder ajudar a localizar as pessoas em Taboão e na região”, explicou o comandante da GCM, Leonel Vieira.
Com informações da Gazeta de S. Paulo
Serviço:
Baixe o aplicativo BiaMap (disponível apenas para Android)