Pré-candidatos a prefeito começam a definir os nomes de seus vices
Faltando pouco menos de um mês para o início da campanha eleitoral em Taboão da Serra, os pré-candidatos a prefeito já estão em ritmo final de negociações para as montagens das coligações, além de definirem os nomes que irão compor as chapas como vice. Neste ano, a cidade deverá ter um número recorde de candidatura: oito.
O número elevado de candidatos se deve principalmente a possibilidade de segundo turno, já que a cidade ultrapassou o número de 200 mil eleitores. O Portal O Taboanense ouviu os pré-candidatos e mostra como está se desenhando o quadro eleitoral e quais nomes estão fechados e quem está cotado para concorrer ao cargo de vice-prefeito.
O atual prefeito Fernando Fernandes (PSDB) anunciou na última segunda-feira, dia 18, o nome de Laércio Lopes (PTB) como seu vice novamente. "Estou muito feliz e agradeço a confiança que o prefeito tem em mim e no meu trabalho. Vamos nos unir e nos dedicar [nesta campanha] para continuarmos por mais quatro anos, para trabalharmos em prol da cidade de Taboão da Serra", disse Lopes.
Aprígio (PSD) vem mantendo a escolha do seu vice em sigilo. Mas, segundo fontes ouvidas pela reportagem, o nome que mais agrada ao grupo é o do vereador Luis Lune (PCdoB). Todos os partidos da aliança em torno de Aprígio indicaram um nome para a composição da chapa majoritária, mas Lune é o preferido do grupo.
O ex-prefeito Evilásio Farias (PSB) não esconde de ninguém, seu candidato a vice será o dentista Ronaldo Dias (PSB). Apesar de não ter feito o anúncio oficialmente, nos bastidores é dado como certa a escolha. Os dois vêm caminhando há mais de dois meses nesta pré-campanha. A convenção que deve ratificar o nome de Dias acontece dia 30, na Câmara Municipal.
Já o ex-prefeito Buscarini (PV) não definiu o nome que irá compor sua chapa. Paulo Silas (PHS), que também é pré-candidato a prefeitura, é o mais cotado. “Eu tenho alguns nomes, estamos avaliando. O Paulo [Silas] eu conheço, conviveu comigo, tivemos grandes momentos juntos. É um nome muito forte, vamos ver o que vai acontecer nessa semana”.
Paulo Silas, por sua vez, disse que sua pré-candidatura continua “posta na mesa”, mas ele não descarta sair de vice de outro candidato. “Ainda estamos esperando essas negociações finais. Não definimos nada sobre a convenção, pois vai depender de alguma composição. Existem possibilidades de [eu] ser vice na chapa do Buscarini, estamos analisando, mas não tem nada fechado”. Caso concorra a prefeitura, Silas pode escolher um nome de dentro do próprio PV.
Stan, do Psol, desmentiu os boatos que ele teria desistido e afirmou que será candidato, mas até agora não tem um vice definido. “Não sabemos se vamos coligar, tentamos um acordo com o Rede, mas não deu certo. Conversamos também com o PSTU, mas não teve acordo até agora. Estamos buscando alguns nomes, nosso ideia é lançar algum jovem ou uma mulher. Mas acho que está mais pra um jovem como nosso vice”, afirmou.
O pré-candidato do PSL, Vitor Medeiros, disse que vem conversando com outros partidos e tem pelo menos dois nomes para o cargo de vice. “Eu tenho dois nomes, mas vou esperar um pouco pra anunciar. Muitas pessoas não acreditavam na minha candidatura e agora querem uma possível união, uma fusão”. Segundo apurou a reportagem, o nome mais cotado para a vice é o de Gilda Nunes (PSL).
Plínio, do PRP, definiu seu candidato a vice. O escolhido é Carlinhos Lima, também filiado do partido. “Nossa campanha não tem os recursos das outras, mas queremos debater os problemas de Taboão da Serra, temos propostas e vamos apresentar para a população. O Carlinhos será homologado como meu vice na nossa convenção”, disse ao Portal O Taboanense.