Home
›
População espera por melhorias na iluminação pública
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
A notícia publicada na semana passada com exclusividade pelo Portal O Taboanense, onde foi confirmada a contratação de uma nova empresa, a Citéluz, para cuidar da manutenção da iluminação pública da cidade deixou alguns moradores esperançosos e outros céticos. Porém, foi unânime uma opinião: é preciso melhorar muito.
A reportagem do Portal O Taboanense falou, através de e-mail, com 32 moradores nesta segunda-feira, dia 27. Deste total, 18 disseram acreditar que a iluminação pública irá melhorar na cidade, outros 10 disseram que os serviços vão continuar do mesmo jeito e quatro munícipes disseram que a tendência é piorar a qualidade da iluminação.
As principais reclamações dos moradores em relação a iluminação pública é, pela ordem, a falta de luz no período noturno, lâmpadas queimadas e postes ligados durante o dia. “Chego em casa da faculdade a meia noite e minha rua sempre está sem luz, pra mim isso é um enorme perigo”, disse a estudante de direito Maiara Santos, moradora do Pq. Marabá.
O morador Airton Nunes, do Jd. Monte Alegre, disse que na sua rua, Francisco Leitão, é comum que as lâmpadas fiquem ligadas durante o dia. “A gente ligava para a Eletropaulo e eles diziam que iriam arrumar, mas demorava mais de 15 dias para o problema ser resolvido, espero que essa situação melhore, afinal é um desperdício e quem paga por isso somos nós”, lembrou.
Prefeitura prega melhorias
No último dia 22, a prefeitura de Taboão da Serra publicou em seu site um release (matéria produzida pela assessoria de imprensa) onde afirma que a empresa Citéluz foi contratada para “oferecer mais qualidade nos serviços de iluminação pública, responder aos chamados dos moradores com mais agilidade e levar mais segurança à população taboanense”.
“Desde o dia primeiro de outubro, data em que iniciamos os trabalhos, já fizemos diversas intervenções. Praticamente em toda a cidade. Regularizamos cerca de 316 pontos apagados e já instalamos 35 luminárias no Jardim Comunitário. O cadastramento dos pontos de iluminação públicos terá inicio em novembro. Precisamos destes números para que possamos planejar melhor as futuras ações”, explicou o gerente regional de da Citéluz em São Paulo, Pedro Alcantra Junior.
No site da prefeitura, Pedro disse que o Plano Diretor de Iluminação Pública será realizado a partir de 2009. “A idéia é apresentar um planejamento de médio a longo prazo, definindo a necessidade de cada bairro. Além disso, vamos desenvolver um novo conceito de iluminação para a cidade. Levando luz artística a praças e monumentos”, afirma. Segundo a matéria publicada, o primeiro ponto da cidade a ser contemplado será o Morro do Cristo.
Apesar de a nova empresa ser a responsável pela operação do sistema, ampliar a rede e cuidar dos serviços de manutenção, a Eletropaulo ainda continuará distribuindo e fornecendo energia elétrica em toda a cidade. Em seu site, a Citéluz diz que venceu a concorrência para a manutenção e expansão da rede de iluminação pública de 10.000 pontos luminosos em setembro. De acordo com a prefeitura, a fiscalização do serviço será realizada pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, da prefeitura.
Novo telefone
A Citéluz disponibiliza um serviço de atendimento por telefone que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados. O número para reclamações e pedidos de conserto na rede elétrica é o 0800 72 77 173.