PM prepara ação contra pancadões em Taboão da Serra e Embu
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————-
A Polícia Militar de Taboão da Serra e Embu das Artes prepara uma ação contra a realização de festas funks, conhecidas como pancadões, nas ruas das duas cidades. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, dia 21, pelo Capitão Will, da 4ª Cia do 36º Batalhão da PM, durante reunião do Conseg.
O número de reclamações contra a realização de festas funks, que geralmente acontecem nas ruas e praças, vem aumentando em grande escala e já preocupam as autoridades. “Através do nosso serviço reservado, a gente pontuou os principais locais onde acontecem os pancadões e antes de acontecer esses eventos, deslocamos o efetivo para tomar conta do local, impedindo que eles ocorram”, afirmou capitão Will.
Foto: Eduardo Toledo
Capitão Will durante reunião do Conseg nesta quinta-feira, dia 21
Segundo o policial, existe um efetivo especial para combater esse tipo de festa. “Todas as sextas, sábados e domingos temos um número de policiais que cuidam especificamente desse tipo de problema. Essa é uma das prioridades que temos nas duas cidades, impedir a realização desse tipo de evento, que geralmente não tem licença para acontecer”.
Capitão Will disse que a ajuda da população é fundamental para que as ações tenham sucesso. “Precisamos saber com antecedência onde esses eventos vão acontecer, o morador que souber de algum baile funk pode ligar para nosso serviço reservado através do telefone 4782-1736 e passar essas denúncias para que possamos planejar ações nessas áreas”.
Exemplo
A primeira ação aconteceu há cerca de 10 dias, no Jd. Santa Rosa, quando uma festa funk que aconteceria em uma praça do bairro, e pretendia reunir cerca de 3.000 pessoas, foi cancelada após a PM ocupar a área com mais de 10 viaturas. A “convocatória” estava sendo realizada através do Facebook.
Uma moradora que participou da reunião do Conseg parabenizou a ação da PM. “Nossa, a gente estava apavorado com essa festa, os comentários eram os piores, falavam que mais de 3 mil pessoas iriam na festa e a gente não sabia o que fazer. A Polícia Militar teve um trabalho exemplar, faço questão de elogiar”, disse.
De acordo com Capitão Will, a ação teve sucesso porque os moradores se mobilizaram e avisaram do evento com antecedência. “Temos que saber desses casos com antecedência, assim preparamos a ação, estudamos o local e fazemos a ocupação do terreno antes da chegada das pessoas, então impedimos que elas tomem as ruas antes mesmo deles começarem com a festa”, disse.
Capitão Will afirmou também que essa ação de combate aos pancadões acontece em todo o Estado de São Paulo.