Home

Ouvidoria de Taboão da Serra convoca população para primeira audiência pública

5 min de leitura
Foto do autor

Redação

21/05/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–  

 Por Adriana Alkmin
 
Taboanenses vivem nesta segunda-feira, 21, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal um momento de total democracia. Atendendo às determinações do prefeito Dr. Evilásio Farias, o Ouvidor Geral do Município Capitão Lener Ribeiro conduzirá a primeira audiência pública para serviços da Ouvidoria. O objetivo é esclarecer o papel do órgão no município, a função do Ombusdsman, explicar e cumprir a Lei Municipal 108/2005 que obriga ao final de cada quadrimestre apresentar as reclamações, denúncias, sugestões, consultas e elogios da administração pública. Cidadãos devem fazer inscrições para participar da audiência através do e-mail da ouvidoria até 12h desta segunda-feira ou na própria Câmara Municipal antes do início da audiência.
 
Segundo o Capitão, na audiência serão detalhados os mecanismos para que a população possa entender e utilizar corretamente os serviços da Ouvidoria. Os assuntos serão divididos por tópicos, reservando 30 minutos para cada tema. Primeiro será feito uma apresentação em Power Point sobre a importância, origem e encargos da Ouvidoria. Em seguida, serão apresentados números de reclamações do primeiro quadrimestre de 2012. Intervenções populares vão ser permitidas, desde que relacionadas ao tema e em no máximo três minutos. Por fim, todas as manifestações serão enviadas ao Dr. Evilásio Farias.

Foto: Eduardo Toledo

Capitão Lener é o ouvidor da prefeitura de Taboão da Serra
 

O Capitão lembra que a função da Ouvidoria não é a de ser um balcão de informação, e sim de atuar junto aos demais órgãos em favor do interesse público. Primeiro o cidadão deve fazer sua reclamação no departamento ou secretaria responsável pelo caso. Não havendo solução do problema ele pode contar com a Ouvidoria Geral. “Implantamos um sistema que integra todas as secretarias da cidade. Depois de registrada e protocolada a manifestação nossa equipe vai encaminhá-la à secretaria em questão, que terá prazo máximo de 15 dias para resolver e responder ao munícipe.”, explica.
 
“São importantíssimas as opiniões e reivindicações da população sobre os serviços municipais. Somente com a participação ativa da comunidade poderemos informar ao prefeito nossos erros e acertos, para que ele possa exigir das secretarias os ajustes necessários.” De acordo com o ouvidor, atualmente os serviços mais criticados acontecem nas áreas de Segurança Pública e Saúde e lideram o ranking das reclamações.
 
Capitão Lener se diz orgulhoso da credibilidade que tem a Ouvidoria. “A demanda já é grande porque a população acredita no nosso trabalho e sabe que será ouvida.”, afirma. Com as novas medidas de atendimento, vários canais foram criados para receber as manifestações dos munícipes. Foi implantada uma Unidade de Atendimento ao Público –UAP/OGM, para atender pessoalmente as demandas na sede da Ouvidoria Geral, na Travessa das Palmas, 04, Parque Assunção.
 
Os cidadãos também podem se comunicar através do portal da prefeitura –www.taboaodaserra.sp.gov.br, do e-mail ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br, e enviar carta com relatos para a UAP/OGM ou depositar os relatos nos caixas de coletas distribuídas em postos de saúde e pronto atendimento. Também foram disponibilizados os telefones 4788.5337, 4788.5458, 4788.5460, 4788.5459 e 4788.5377 e “Estamos apenas seguindo as orientações do prefeito: proporcionar transparência na administração municipal e garantir o direito do cidadão à informação pública.”, finaliza.
 
 
Serviço:
Primeira Audiência Pública da Ouvidoria Geral
Auditório da Câmara Municipal
Segunda-feira, 21 de maio, 19h
Av. Dr. José Maciel, 517 – Jd. Maria Rosa

Notícias relacionadas