EM ALTA
Home

Zoonoses de Taboão realiza 140 castrações de cães e gatos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/02/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Victor Simões

Cerca de 140 animais, foram castrados no mutirão promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no dia 19 de fevereiro. Todos os animais, cães e gatos, foram previamente cadastrados no CCZ.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Taboão da Serra tem realizado em favor da causa animal. “Com a ajuda de nossos parceiros e o trabalho árduo dos funcionários do CCZ, conseguimos chamar a atenção das pessoas para a importância da castração, que traz melhorias no comportamento dos cães e gatos, além de evitar a proliferação de doenças”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.  

Castração de cães e gatos já foi realizada em 323 animais nos mutirões de 2016 | Victor Simões

O esforço da atual administração em atender as necessidades dos donos de cães e gatos, assim como em garantir um novo lar para os bichos, por meio de feiras de adoção, fazem do município uma referência na região. “Essas ações contribuem para a diminuição do número de animais abandonados. Taboão é um exemplo para outras cidades. Se todos fizerem sua parte, aliado ao trabalho do poder público, atingiremos nosso objetivo”, destacou Irecê da Silva, moradora de São Paulo que procurou os serviços do CCZ de Taboão para castrar um animal resgatado das ruas.  

Entre novembro de 2015 e janeiro deste ano, 388 animais foram castrados em dois mutirões. Além disso, três feiras de adoção de cães e gatos aconteceram no município recentemente, em parceria com o grupo de voluntários “Adote Taboão”. A última, no dia 13 de fevereiro, garantiu um novo lar para 29 bichos.

Os munícipes elogiaram a qualidade do serviço do CCZ e reconheceram a importância da castração. “Esse trabalho é fundamental tanto para os animais quanto para os donos, pois previne várias doenças”, disse a moradora do Jardim São Salvador, Talita de Castro.

Além do excelente atendimento recebido no CCZ, os moradores também ficaram satisfeitos por ter em Taboão da Serra um local para castrar os animais gratuitamente. “A castração é um procedimento caro quando feito em uma clínica veterinária particular, por isso esses mutirões nos ajudam muito”, ressaltou a moradora do Jardim São Judas, Luana Santos.

As pessoas interessadas em castrar seu gato ou cachorro nos próximos mutirões devem comparecer ao CCZ com um documento de identificação, um comprovante de residência atualizado e a carteira de vacinação do animal para que seja feito o cadastro.

Serviço

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Victor Campisi, N° 250, Parque Industrial das Oliveiras
Telefone: (11) 4701 – 8147

Notícias relacionadas