Voluntários da Coreia do Sul reformam casas em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Nely Rossany
Taboão da Serra recebeu na última semana de janeiro a visita de sessentas estudantes sul-coreanos que participam de um programa de voluntariado para ajudar famílias de baixa-renda pelo mundo. O bairro escolhido foi o Jardim Vale das Flores, próximo ao Parque Pinheiros/CSU e 15 famílias tiveram suas casas reformadas com a ajuda internacional.
O grupo de estudantes faz parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coreia do Sul. Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, China, Índia, Indonésia e Laos.
Foto: Divulgação
Estudante sul-coreana brinca com moradora de Taboão da Serra
A reconstrução das casas aconteceu através da parceria com a Ong Habitat Brasil e incluiu pintura, e mudanças que propiciaram a melhora na qualidade de vida dos moradores do bairro. Os coreanos quebraram e levantaram paredes, trocaram revestimentos e tentaram adequar os pequenos espaços para maior conforto das famílias. As moradias do bairro, assim como em outros locais da cidade, são precárias e muitas vezes em um espaço de 20m² chegam a morar de oito a dez pessoas.
Misun Kim, representante da Habitat Corea disse que é muito bom participar do projeto, “podemos interagir com a comunidade, ver como as pessoas vivem, entender as suas necessidades e ajudar no que mais precisam”. Os moradores retribuíram a ajuda com sorrisos e carinho.
“Estava tão triste com a situação da minha casa que já pensava em me mudar de Taboão da Serra. Minha casa não tinha ventilação, era horrível. Agora vai melhorar muito, essa reforma foi tudo na minha vida,”, disse Jackeline Santos.
Não é a primeira vez que os sul-coreanos escolhem Taboão da Serra para receber ajuda. Em janeiro do ano passado 27 casas também do Vale das Flores receberam melhorias através do mesmo programa. E no último mês de maio, a Ong Habitat Brasil, Projeto Arrastão e Associação de Moradores fizeram um mutirão para pintar as casas do bairro.
Segundo a prefeitura, a vinda dos sul-coreanos aconteceu através do contato entre o Projeto Arrastão e a Ong Habitat Brasil. A arquiteta da Secretaria de Habitação, Cláudia de Oliveira, diz que a iniciativa é extremamente positiva: “ficamos muito felizes em ver que mais uma vez a nossa comunidade foi escolhida para esse programa tão eficiente”, finalizou.
Legenda: Estudantes trabalharam durante seis dias na reforma das casas