Vivo está no topo das mais reclamadas no Procon de Embu das Artes
Matheus Herbert, da Gazeta SP
O Procon de Embu das Artes , divulgou nesta segunda-feira, uma lista com as empresas mais reclamadas pelos moradores da cidade em 2013.
Os números são do acumulado do ano de 2013 e apontam as empresas de telefonia e os bancos como os que mais dificultaram a vida dos consumidores e clientes. No topo da lista está a empresa Vivo/Telefônica com 63 reclamações.
Do total de reclamações que o Procon recebeu da Vivo, apenas 28 casos foram solucionados, ou seja 55% dos casos ficaram sem solução. Em seguida no ranking vem a NET/Claro com 55 reclamações. O terceiro lugar ficou com o banco Itaú, foram 40 reclamações, e o banco conseguiu solucionar apenas cinco casos.
Entre as principais reclamações dos consumidores estão às cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não cumprimento de ofertas, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida e propaganda enganosa.
Em 2013, foram 5.329 atendimentos e mais de 1.015 reclamações efetivas. “Temos um canal direto com as empresas mais reclamadas. E esse canal foi criado por elas próprias, pois ninguém quer ficar no ranking de mais reclamadas”, disse a técnica de Defesa do Consumidor, Beatriz Gonçalves Silva. Segundo ela, na maioria dos casos, uma conciliação é marcada no próprio Procon para que haja entendimento entre as partes, mas existem empresas que dificilmente dialogam. “Nesses casos, o Juizado Especial Civil é acionado e tudo é resolvido judicialmente”.
No site da Prefeitura de Embu das Artes (www.embudasartes.sp.gov.br) é possível ver o ranking completo das 15 empresas mais reclamadas no Procon. Caso você queira fazer alguma reclamação, a cidade de Embu conta com 2 pontos de atendimento ao consumidor. O principal fica na Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 Centro, e o outro fica na Rua Ouro Preto 181, no Jardim Santo Eduardo, o atendimento é de segunda a sexta feira, em horário comercial.