Via Rápida convoca inscrito para início de cursos na região
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————————————–
O programa Via Rápida Emprego convoca nos próximos dias 210 inscritos da região para os cursos de requalificação. Em Embu das Artes, 90 pessoas serão convocadas, sendo 30 convocados para o curso de serviço de almoxarifado e reposição de mercadorias, 30 para recepção e atendimento e 30 para rotinas financeiras.
Em Itapecerica da Serra, 60 pessoas serão convocadas, sendo 30 para o curso de rotinas financeiras – crédito e cobrança – e 30 para serviço de almoxarifado e reposição de mercadorias. Em Taboão da Serra 60 pessoas serão convocadas, 30 para básicos em rotinas de escritório e 30 para serviço de almoxarifado e reposição de mercadorias. Todos os cursos terão início no dia 20 de agosto.
A convocação será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo. As pessoas convocadas receberão o aviso por correspondência, que já começaram a ser enviadas. Nestas correspondências tem o endereço que a pessoa deve ir para fazer sua matrícula, sendo necessário a apresentação do RG e do CPF.
Os cursos serão realizados nas Etecs e Fatecs do Estado de São Paulo. Algumas unidades do Senac e do Senat também oferecerá as aulas. Além do material didático, os alunos matriculados receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.
O secretário em exercício da SDECT, Luiz Carlos Quadrelli, explica que ainda há vagas disponíveis em 491 municípios. “Elas serão executadas nos próximos meses. Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever no site do programa (www.viarapida.sp.gov.br). Em setembro estão previstas novas convocações”.
Sobre o Programa
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.
Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br.