EM ALTA
Home

Vereadores voltam a pedir o retorno da Força Tática e mais estrutura para a PM

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/06/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na sessão da Câmara de Taboão da Serra desta terça-feira, dia 13, os vereadores voltaram criticar a saída da Força Tática da Polícia Militar do município e reprovaram a transferência do efetivo para o 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), recém-inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin no início do mês, na cidade de Barueri. A unidade vai atender 15 municípios entre eles Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

“São 2.900 milhões habitantes nesses municípios. A Força Tática vai ter que cobrir uma área de 2.433 km². São 47 viaturas, para 15 municípios. Devemos fazer um esforço pra trazer a Força Tática para o município. A conta não fecha, e se mandar uma viatura pra cá vai faltar em outro lugar. Taboão só tem 20km² e  tem quase mil ocorrências de roubos, assalto a mão armada, 310 veículos roubados. Precisamos ter ações”, declarou o vereador Ronaldo Onishi (SD).

| Thiago Walter / Divulgação

O vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) foi mais crítico, disse que a criação do Baep foi para atender “vaidades de coronéis” e pediu que o governador Geraldo Alckmin reveja a decisão de acabar com a Força Tática no município.

 “É brincadeira com o povo de Taboão tirar a Força Tática do município. Essa história de Baep é briga de coronel, vaidade de coronel, que um quer ser coronel da Rota, outro quer ser coronel do Baep, e quem perde com essa história é a população”, disparou Nóbrega.

“Então eu peço ao meu governador, do meu partido Geral Alckmin, que reveja essa situação urgentemente. Como é pode formar um batalhão lá em Barueri para policiar ofensivamente Taboão da Serra e região¿ Os próprios policias militares não querem participar do Baep. O cara conhece toda a região e vai fazer ronda lá em Carapicuíba. É preciso que essa Casa, ainda que não seja prerrogativa nossa a segurança pública, mas podemos como agentes políticos influenciar na decisão”, complementou Nóbrega.

O vereador Marcos Paulo (PPS) ressaltou atuação das polícias Militar e Civil no município, parabenizou pelo trabalho que realizam na cidade mesmo sem estrutura. “Não é possível um município como Taboão da Serra, que tanto contribui com o estado, que é parceiro do estado não tenha uma estrutura adequada para os nossos policias militares e policiais civis”, disse.

Marcos Paulo também aproveitou a oportunidade para pedir a volta da Força Tática. “Fica aqui a nossa reclamação ao governador Geraldo Alckmin para que tenha um olhar especial para Taboão da Serra. Os dados de violência precisam ser vistos com mais carinho, não é possível que um município com 280 mil habitantes seja dependente de um batalhão lá em Barueri. É importante frisarmos, Taboão da Serra está colada no município de São Paulo, faz divisa com São Paulo, aonde os problemas de uma metrópole como São Paulo acabam invadindo o nosso município. Vamos continuar buscando um entendimento em relação a Força Tática”, declarou.

 

Notícias relacionadas