Home
›
Vereadores de Embu aprovam gratificação para médicos de Pronto-Socorros
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Por Márcio Amêndola
A Câmara Municipal de Embu aprovou nesta quarta-feira, 11 de março um projeto de Lei de autoria do prefeito Chico Brito, que dispõe sobre a instituição de gratificação nos salários dos médicos plantonistas nos Pronto-Socorros Municipais do Centro e do Jardim Vazame.
Segundo a Lei aprovada, a gratificação corresponderá a 63% (sessenta e três por cento) sobre a ‘Hora Plantão Base’, e somente será devida enquanto o profissional estiver prestando, efetivamente, os serviços de atendimento médico nos Pronto-Socorros do município.
Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, Professor Silvino, durante a última sessão

O presidente da Câmara, Professor Silvino, durante a última sessão
O projeto foi aprovado em regime de urgência, a pedido do líder do prefeito na Câmara, vereador Carlos Pires (PDT) e apoiado pela unanimidade dos parlamentares. Segundo Pires, a gratificação aproximará os salários dos médicos plantonistas de Embu aos demais da região, evitando a evasão dos profissionais para outras cidades.
O vereador Arthur Almeida (PSDB) disse que “nunca vi um projeto desta importância ser aprovado aqui, o prefeito Chico Brito está de parabéns”, mas alertou dizendo que “o prefeito tem de mexer em algumas cabeças que estão incomodando”, sem explicar a afirmação.
O presidente da Câmara, vereador Professor Silvino (PT) disse que um dos principais problemas do município é o da Saúde, “mas esta é uma questão estrutural que afeta todo o País”, alerta. O vereador criticou uma espécie de ‘corrida’ salarial na região. Por exemplo, quando Embu aumenta os salários, Itapecerica da Serra também toma a mesma medida, e a Câmara Municipal deve estimular um debate regional entre as prefeituras, para que um piso salarial comum passe a vigorar, a fim desta ‘corrida’ por melhores salários acabar. “Estamos fazendo a nossa parte, mas que os médicos também façam a deles”, alertou.
O vereador Julio Campanha (PTB) afirmou que recentemente esteve no Pronto Socorro do Jardim Vazame, onde havia grande número de pessoas aguardando por horas, por falta de médicos. O vereador parabenizou o prefeito Chico Brito pela iniciativa (da gratificação aos Médicos), mas disse que “é preciso avançar mais”. Gilvan da Saúde (PPS) concordou, dizendo que “o reajuste dos médicos é importante, mas é preciso lembrar também das enfermeiras e outros profissionais da saúde”, concluiu.