Home
›
Vereadores aprovam projeto que obriga Teste do Coraçãozinho em recém-nascidos de Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Vereadores aprovaram na noite desta terça-feira, dia 13, o projeto de lei n° 060/2012, de autoria dos vereadores José Aparecido Alves e José Macário dos Santos Filho, que obriga a realização do Teste do Coraçãozinho (Exame de Oximetria de Pulso) em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do município de Taboão da Serra. O projeto foi um pedido do munícipe Henrique Nogueira.
Foto: Rodrigo Martins Assessoria de Imprensa CMTS

Henrique Nogueira se emociona durante a votação do projeto
Nogueira se envolveu na causa após o nascimento do seu filho, o pequeno Luiz Davi, ele nasceu com um defeito no coração. Se não fosse a rápida realização do exame do coraçãozinho, ele poderia ter morrido. Aos seis meses de vida, o bebe sofreu uma cirurgia para colocação de uma válvula. Hoje, ele depende de cinco tipos diferentes de remédios para se manter vivo. Em janeiro o pequeno Davi terá que se submeter a uma nova intervenção cirúrgica.
De acordo com especialistas o teste é simples, indolor, não invasivo e avalia o nível de oxigênio no sangue do bebê. Se o resultado indicar menos de 95%, o bebê devera ser submetido a uma série de exames, para se confirmar ou não o problema cardíaco, ou seja, a malformação do coração.
A cardiopatia congênita, se detectada nas primeiras 24 horas de vida e o exame pode salvar a vida do recém-nascido. Uma pesquisa indica que um em cada 100 bebes nascidos vivos no Brasil, é cardiopata.
“O exame é fundamental para salvar a vida de muitos bebes, meu filho vai passar por outra cirurgia, mas vai poder levar uma vida normal, quer dizer, só não vão poder praticar esportes. Quando a cardiopatia congênita grave não é detectada logo nas primeiras horas de vida, o recém-nascido pode morrer em poucas horas”, explica Nogueira.
Os vereadores abraçaram a causa e aprovaram por unanimidade o projeto. “Se implantado [o projeto] vai salvar vidas. Parabenizo o Henrique por sua luta. Tomara Deus que o projeto seja de fato implantado pelo executivo”, declarou o vereador Wagner Eckstein.
O vereador Noventa destacou que a cidade de Taboão, será a primeira a implantar o teste gratuitamente no estado de São Paulo. “A lei vai amparar nossas crianças, vai salvar vidas. Taboão será a primeira cidade em São Paulo a implantar o teste e vai servir de exemplo”, afirmou.
Henrique Nogueira acompanhou a votação emocionado e chorando muito. “Fico muito contente pela aprovação do projeto, é uma forma de salvar vidas. Agradeço aos vereadores por abraçarem a causa. É um presente para o meu filho, esse é um momento ímpar”, falou.