Vereador Onishi articula limpeza em terreno no Jd. Beatriz
Depois de uma ação inédita articulada pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi, atendendo apelo dos moradores, a prefeitura de Taboão da Serra realizou a limpeza de um terreno particular localizado na rua J.B. Madureira, 64, que fica nos fundos da Rua Beatriz Elisa, no jardim Beatriz. O local estava infestado de escorpiões e os moradores da região pediam a limpeza do terreno para acabar com o problema que andava tirando o sossego da população. A área foi limpa nesta quarta-feira, 27, pela equipe da prefeitura. Todo o mato da propriedade que estava encostado nos muros das casas foi removido.
A limpeza da área, que é particular, só possível por conta de uma ordem judicial que permitiu os servidores municipais entrar na propriedade e fazer a limpeza do terreno, o corte, a retirada do mato e a aplicação de inseticida. O vereador Dr. Ronaldo Onishi acompanhou o trabalho junto com vários moradores afetados pelo problema.
"A ação envolveu várias secretarias municipais. Começou na Secretaria de Assuntos Jurídicos, com a interposição da ação; a limpeza do terreno, com as máquinas e equipes da Secretaria de Manutenção e a participação da Saúde, por meio do Departamento de Zoonozes, que fez a aplicação de veneno contra barata, escorpiões e outros insetos. Tudo com a coordenação do gabinete do prefeito e o nosso acompanhamento pessoal", disse o vereador Dr. Ronaldo Onishi.
Os moradores das imediações do terreno, que eram alvos constantes dos escorpiões, ficaram aliviados e elogiaram a limpeza da área. A prefeitura acionou a Justiça depois que o vereador Dr. Ronaldo Onishi levou a solicitação dos moradores ao conhecimento do prefeito Fernando Fernandes. Os escorpiões eram vistos com frequência nas casas e algumas pessoas chegaram a ser picadas.
“Tivemos um longo caminho até que as equipes da prefeitura pudessem entrar e iniciar a limpeza do terreno. Fizemos reuniões, abaixo assinado, reunião com o prefeito e depois disso foi protocolada a ação na qual a prefeitura pedia autorização para limpar o terreno que estava infestado por escorpiões”, lembrou o vereador Dr. Ronaldo Onishi.
A ordem judicial para que a prefeitura limpasse o terreno foi assinada pelo juiz Nélson Ricardo Casalleiro, da 3ª Vara Cível. A decisão dele autoriza funcionários da prefeitura a entrar no terreno para efetuar a limpeza e eliminar os riscos à saúde pública. O juiz também determinou que os proprietários mantenham o terreno limpo após a ação da prefeitura e fixou multa diária de 1 mil por até 15 dias em caso de descumprimento.
“A limpeza desse terreno é uma conquista importante para a toda a comunidade do Jardim Beatriz. Fizemos várias reuniões para tratar desse problema e encontramos pessoas vítimas dos escorpiões. Uma moradora chegou a ficar internada sentindo dor, mal estar, pressão alta e outros sintomas. Era uma situação muito perigosa para a população. Felizmente, nenhuma criança ou idoso foi picado senão o problema poderia ter sido ainda pior”, afirmou o vereador Dr. Ronaldo Onishi.