EM ALTA
Home

Vereador Carlinhos do Leme alerta para o perigo do cerol

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/02/2016 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

As férias acabaram, mas o perigo das linhas de pipa com cerol continua deixando autoridades em estado de alerta. O vereador Carlinhos do Leme voltou a tratar do assunto nesta semana. Mesmo proibida a produção, comercialização e o armazenamento do cerol em Taboão da Serra, é comum presenciar o uso e venda do produto.

Carlinhos do Leme defendeu uma campanha para conscientização do perigo das linhas com cerol na rede municipal de educação. “Sabemos que a pipa é uma das mais antigas e divertidas brincadeiras, mas existe um perigo enorme, muitas pessoas ficam feridas e chegam até a morrer com essas linhas cortantes”.

Vereador Carlinhos do Leme fala sobre os perigos das linhas cortantes | Eduardo Toledo

O vereador disse que irá conversar com o secretário de Educação, João Medeiros, para que durante o primeiro semestre sejam realizadas palestras nas escolas municipais alertando os alunos do perigo. “A criança muitas vezes desconhece o perigo, por isso precisamos mostrar didaticamente o que pode acontecer com o uso do cerol”.

Carlinhos do Leme também defende que a prefeitura faça uma campanha junto com os comerciantes para esclarecer que a venda desse material é proibido em Taboão da Serra. Outras linhas, como a chilena, quatro vezes mais cortante do que o cerol, também é encontrada facilmente em bazares da cidade.

Bombeiros

Os bombeiros também alertam sobre os perigos do cerol e os cuidados que as crianças devem tomar ao soltar as pipas: Não solte pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;

Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica, não tente tirar.  Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.

Não solte pipas em dias com chuva ou relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica; Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;

Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;  Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para empinar ou recuperar pipas; Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Notícias relacionadas