EM ALTA
Home

Vereador Aprígio apresenta programa de combate a enchentes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

28/11/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Historicamente Taboão da Serra é vítima de diversas enchentes. Os córregos Poá, Pirajuçara, Ponte Alta e João Cachoeira, compõem uma das bacias hidrográficas mais importantes da Grande São Paulo, a do Pirajuçara, que deságua no rio Tiête. Sua importância também é motivo de preocupação, já que as enchentes são comuns e prejudica parte da população e comerciantes que estão nas partes mais baixas.
 
Uma solução foi apresentada nesta semana na Câmara Municipal pelo vereador Aprígio. O Programa de Combate a Enchentes tem como principal objetivo reter parte do volume do escoamento superficial e aumentar o nível de infiltração de águas pluviais no solo. A proposta principal prevê que as novas construções deverão conter reservatórios de contenção de pelo menos quatro mil litros.

Foto: Eduardo Toledo

Vereador Aprígio, que apresentou projeto para diminuir as enchentes na cidade

 
Aprígio fala com propriedade, tem uma vasta experiência na construção civil e é também presidente da Cooperativa Vida Nova, que está mudando o perfil de moradia de Taboão da Serra. “É possível a construção desses reservatórios, isso não encarece muito as obras e representa uma solução a médio prazo para esse problema que deve se agravar com o tempo”, diz.
 
Os reservatórios de retenção de águas pluviais funcionam como mini-piscinões, mas armazenam apenas água limpa da chuva, aumenta o escoamento e evitando que a água chegue aos córregos. Construídos em anéis de concreto, o fundo dos reservatórios devem possuir 20 cm de brita, par a infiltração da água. As edificações já existentes terão 10 anos para se adequar a lei.
 
Segundo Aprígio, essa é uma proposta possível de ser realizada em médio prazo. “Temos que entender que quanto mais impermeável o solo, mais enchentes vão ocorrer. Esses reservatórios vão amenizar muito o volume de água que escorre para as bocas de lobo e depois para os córregos”, garante.
 
Aprígio ainda destaca outras ações a serem desenvolvidas junto com a construção dos reservatórios. A limpeza e construção de pelo menos mais dois piscinões e o aprofundamento da calha dos córregos também são ações que devem ser realizadas em conjunto para prevenir enchentes em todo o município.
 
Para saber mais e ter acesso ao projeto na íntegra, acesse o site do vereador Aprígio: www.aprigio.com
 
 

Notícias relacionadas