Vacinação contra a gripe segue até dia 9 nas UBSs de toda a região
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
Os moradores de toda a região sudoeste da Grande São Paulo ainda podem se vacinar contra a gripe até o dia 9 deste mês em qualquer Unidade Básica de Saúde do município (UBS). Na cidade de Taboão da Serra, as 13 unidades de saúde estão com as doses da vacina disponíveis para serem aplicadas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. Segundo a prefeitura, o objetivo é vacinar cerca de 64 mil pessoas na cidade. O balanço das doses aplicadas até ontem ainda não foi fechado pela administração.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza H1N1 deveria ser encerrada no dia 26 de maio em todo o país, porém segundo o Ministério da Saúde a meta de vacinar 90% do público alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde), ainda não havia sido atingida.
Na manhã de ontem, a Gazeta acompanhou as aplicações da vacina na Unidade Básica de Saúde do CSU, no Parque Pinheiros. Segundo uma das enfermeiras da unidade, Liliane Aparecida, de 40 anos, é importante que a população que ainda não tomou a dose, compareça para se imunizar. “Temos recebido um bom público, no mês de abril, a média foi de 150 vacinas por dia, já em maio a média foi de 110 doses diárias”, disse a enfermeira.
Ainda segundo Liliane Aparecida, o público alvo não precisa se preocupar se irá enfrentar filas para tomar a dose, já que aplicação é rápida. “E importante aproveitar que as doses ainda estão disponíveis. A aplicação tem sido feita de forma rápida, então ninguém espera muito tempo para ser atendido. Até a última semana, os pacientes acima de 40 anos com doenças crônicas foram os que mais compareceram”, finalizou Aparecida.
O autônomo, de 40 anos, José Antônio de Lira, compareceu à unidade na manhã de quarta-feira e estava temendo enfrentar filas. “Demorei para vir porque pensei que ia perder muito tempo, mas vi que é bem rápido, todos precisam tomar a vacina é muito importante”, disse o autônomo.
Balanço
Segundo um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 27 de maio, entre os grupos que integram o público-alvo, os idosos registram a maior cobertura vacinal (72,4%). Em seguida estão puérperas (71,2%) e indígenas (68,6%). Os grupos que menos se vacinaram são crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%).