Usina, o coração de Taboão da Serra, é patrimônio da cidade
A equipe da Usina é responsável pela limpeza (remoção de lixo e entulho), montagem e desmontagem de estruturas, plantio de vegetação, construção de muros de arrimo e reforços, operação limpeza de boca de lobos, canalização de córregos, interdição de moradias em áreas de risco, cata bagulho, parte elétrica, enfeitar a cidade no Natal, entre outras centenas de serviços.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Funcionários da Usina: setor que movimenta todas as obras e manutenção da cidade
E pensando no bem estar desses colaboradores, Senna, que antes de ir para a Defesa Civil, foi secretário de Manutenção, cargo ocupado atualmente pelo secretário Carlos Eduardo, realizou mudanças significativas na Usina, transformou um local feio e desorganizado num ambiente agradável de trabalhar e até mesmo de visitar.
“As pessoas não conseguem mensurar o quanto é importante o trabalho deles (usineiros)”, disse Senna.
Foram reformados todos os banheiros, que ganharam chuveiros com água quente, sala de reunião, onde os funcionários participam de palestras, o refeitório também foi modificado, foram instalados armários individuais com chaves, todos os funcionários trabalham uniformizados e com equipamentos de segurança (EPI – equipamentos de proteção individual). A fábrica de blocos, que produzia 300 blocos/dia, ganhou novo nome, Setor de Fabricação de Artefatos de Concreto (Sefac), e produz atualmente cerca de 1000 blocos/dia.
“Esses trabalhadores tiveram sua alta estima elevada com essas mudanças no ambiente de trabalho, hoje eu acredito que eles trabalham mais felizes e dispostos, eles são muito importantes da a cidade e precisavam saber disso”, comentou o coordenador Senna.
Os trabalhadores também ganharam um consultório dentário dentro da própria Usina, além dos cursos de reciclagem e informática.