EM ALTA
Home

Universidade Federal de Embu poderá abrigar cursos de Humanas, Turismo e Gastronomia

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

13/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Mais um importante passo foi dado para que a unidade da Unifesp venha a se instalar na cidade do Embu. O prefeito Chico Brito em reunião com o reitor da Universidade Federal, Walter Albertoni, abordou a respeito dos cursos que vão potencializar o desenvolvimento da região.

No encontro foram discutidas as características naturais da cidade. Segundo informações da prefeitura a Instituição Federal poderá abrigar cursos de humanas, como Jornalismo, Publicidade, Música e Teatro e há também potencial para o curso de Gastronomia e Turismo, devido à grande predisposição de mercado nessa área na região. Estes dois últimos como solicitação pessoal do prefeito.

Foto: Divulgação

Prefeito Chico Brito durante reunião na última semana

Nesta quinta-feira, 11, foi encaminhado ao ministro Fernando Haddad (Turismo), o documento que dará definição a grade curricular a Unidade Federal. A região devera ter em grande parte cursos voltados às áreas de Humanas.

O reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que as Unidades Federais têm um papel importante no desenvolvimento da região, não apenas pelo número de vagas disponibilizadas, mas no apoio junto à comunidade.

No encontro Albertoni citou o PIDA (Programa de Integração Docente Assistencial) realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Independência, em Embu. Segundo ele os residentes integrantes ao programa prestam serviços à comunidade, ao mesmo tempo em que aprendem.

Bronca

Apesar do grande passo que será a instalação da futura Unidade Federal na região, muitos discordam das bases apresentadas como, por exemplo, na condução da estruturação curricular apresentada. Segundo comentários no site da prefeitura municipal de Embu, a cobrança por graduações mais tradicionais é grande.

Ao que consta pelo informativo apresentado pela prefeitura, cursos como Administração, Medicina ou Engenharia foram postos de lado. A pergunta de muitos é como a região conseguirá evoluir sem cursos voltados a urgência do mercado de trabalho atual.

A certeza está na indicação de cursos mais ligados a artes, dialogando assim com o aspecto histórico da cidade de Embu. Estranhamente as regiões vizinhas a cidade de Embu tem como característica grandes áreas de preservação ambiental (mananciais), o que naturalmente poderia ser chamariz de cursos como Eng. Ambiental ou com correlação a essa área.

Notícias relacionadas