Home
›
Um veículo é roubado a cada 7 horas em Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O motorista que circula por Taboão da Serra tem pelo menos três chances de ter o seu veículo roubado ou furtado todos os dias. O levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública mostra que o número de carros roubados no primeiro semestre na cidade chegou a impressionante marca de 618, ou seja, um roubo a cada sete horas.
As ocorrências de janeiro a julho deste ano mostram que 319 veículos foram furtados e 299 foram roubados. Só em junho, 125 carros foram subtraídos de seus proprietários. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento de casos foi de 13,5%.
O aumento significativo de ocorrências preocupa os motoristas por pelo menos dois motivos: o primeiro, claro, é ter o seu bem roubado e o outro é o aumento no valor do seguro. “As seguradoras calculam tudo isso, se o risco de um veículo ser roubado é maior, o preço do seguro também sobe”, avisa o corretor José Machado.
Para o empreiteiro Ricardo Araújo, morador do Jd. Monte Alegre, o valor do seguro já vem aumentando nos últimos dois anos. “Tenho mais de seis bônus e venho pagando mais caro pelo seguro do mesmo carro. Minha seguradora já disse que aqui em Taboão da Serra o valor é mais caro do que em outras regiões”.
Comparativamente com outras cidades da região, Taboão da Serra tem mais do que o dobro de roubos de Embu (317 no primeiro semestre deste ano) e o triplo de Itapecerica da Serra (215). Mesmo somando as ocorrências das duas cidades, Taboão registra mais roubos do que os municípios vizinhos juntos.
“Esse é um dos maiores problemas da cidade, é um tipo de crime que é muito difícil de ser coibido, pois não tem uma lógica, cada hora os assaltantes agem em lugares diferentes e com o modo operantis diferente”, alerta um investigador da delegacia de Taboão da Serra.
Na região
O número de roubo de veículos na região vem mantendo a tendência de Taboão da Serra e registrou aumento em quase todas as cidades no primeiro semestre de 2009 em comparação ao mesmo período do ano passado.
No Embu, o aumento no número de roubos e furtos de veículos cresceu 16,3% no primeiro semestre deste ano. Em Itapecerica da Serra os números permanecem estáveis, com aumento de apenas 1%. Em Embu-Guaçu, as ocorrências cresceram 6,5%.
Em Juquitiba os números caíram. Nos primeiros seis meses do ano passado foram registrados 14 roubos, neste ano apenas quatro. Em São Lourenço da Serra, a cidade mais tranqüila da região, o número de ocorrências triplicaram, mas nada de alarde. É que no primeiro semestre de 2008 a cidade registrou um único caso de roubo e agora, em 2009, já foram três. Ou seja, o número de roubos de veículos de seis meses em São Lourenço é igual a um dia de Taboão da Serra.