EM ALTA
Home

Um ano e meio depois, Escola de Gastronomia ganha cozinha

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/06/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

Nely Rossany

Após um ano e meio de espera, os taboanenses interessados em se profissionalizarem na área de gastronomia podem se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Taboão da Serra, na única Escola de Gastronomia da região. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Aparecido Sobrinho, a demora é justificada pela dificuldade burocrática em adquirir os equipamentos adequados para a cozinha industrial.

“Estamos colocando os melhores utensílios e infraestrutura adequada para os alunos do curso. Não podíamos oferecer qualidade de aprendizado sem o material didático correto”, explicou Aparecido. A cozinha já conta com forno elétrico, bancadas, pia, fogão industrial e até uma câmara fria para conservar alimentos.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP

Cozinha será inaugurada com cursos no próximo mês 

A diretora da Escola, Lilian Ribeiro, explica que todas as especificações a serem seguidas são necessárias para promover um aprendizado técnico e que prepare os alunos para o mercado de trabalho. A fila de espera para os cursos de gastronomia chegaram a 2 mil pessoas, mas de acordo com a diretora, muitos desistem quando conhecem o programa do curso. “As pessoas tem a expectativa de fazer um curso de culinária, onde vão aprender a cozinhar melhor em casa, mas o objetivo não é esse, aqui vamos formar profissionais”.

O secretário Aparecido reforça a ideia e diz que “os cursos visam empreendedorismo e empregabilidade, ou seja, muitos vão sair daqui para abrir seu próprio negócio ou então para se empregar em grandes redes de hotéis e restaurantes”.

Já são duas turmas com um total de 60 alunos, uma de Cozinha Básica e Intermediária e outra de Panificação e Confeitaria, com 120 horas. As aulas teóricas duram aproximadamente um mês, quando os alunos aprendem normas de higiene e segurança, noções de medição dos ingredientes, entre outras especificações técnicas. Só depois, os alunos poderão aprender na prática por mais quatro a cinco meses. Ainda segundo a diretora, novos cursos serão abertos de acordo com a procura.

A Escola também conta com outros cursos como de camareira e garçom, e idiomas como francês e inglês. Para se inscrever é preciso procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Serviço

Inscrições:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda
Rua Cesário Dau 535 – Jd. Maria Rosa – Taboão da Serra-SP
Fone: (11) 4788-7888 de segunda à sexta das 8h às 17h

 

Notícias relacionadas