Troca de farpas entre Lune e Nóbrega marca sessão tensa
Mais uma sessão agitada na Câmara de Taboão da Serra nesta terça-feira, dia 22. O vereador de oposição Luiz Lune (PCdoB) e o líder do governo na Casa, Eduardo Nóbrega (PR), novamente transformaram o plenário em ringue. Projetos e requerimentos foram aprovados. Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em memória do pequeno Gustavo (5), morto semana passada após cair do 26º andar da coberta onde morava.
Já está virando rotina a troca de farpas entre Lune e Nóbrega, o clima está tão pesado, que até os demais vereadores estão propondo uma trégua aos “nobres colegas”. “Vamos ter prudência nas falas… Acho que estamos desvirtuando nosso trabalho, quero pedir que vossa excelência [referindo-se ao presidente da Casa] intervenha, para que não possamos perder o foco dos debates. Peço que façamos um voto de paz para o bem da cidade”, solicitou o vereador Marcos Paulo (PROS).
Com uma citação bíblica, o vereador Eduardo Lopes (PSDB) disse que fazia “coro” com Paulinho e também pediu uma trégua. “Bem aventurado os pacificadores”. Nóbrega apresentou um requerimento solicitando informações sobre a folha de pagamento da Prefeitura e da Câmara Municipal, mesmo tema apresentado na semana anterior pelo vereador Luiz Lune e que foi rejeitado pela base do governo.
“Apresentei um requerimento na Casa hoje que solicita as mesmas informações pedidas pelo líder do PCdoB, todas, que se abra a folha de pagamento da prefeitura, que se abra a folha de pagamento da Câmara. Todos os assessores que tenho em meu gabinete trabalham”, disparou Nóbrega.
Luiz Lune ironizou Nóbrega dizendo que o líder do governo, ainda se sentia presidente e se aborrecia quando falam dele. “Acho engraçado, ouvi falar uma vez que tem gente que morre e não sabe… Tem presidente aqui, que não é mais, que fica pautando até a imprensa. Tudo que diz aqui é público e quando a imprensa coloca alguma coisa dele, ele se opõe, coloca uma fala minha que atingiu ele no coração, na sua honestidade, na sua dignidade, vem todo nervosinho aqui. Tem gente que não sustenta o que diz”, disparou.
Nóbrega respondeu “não quero baixar o nível…vamos discutir política pública, saúde, educação, transporte”.
Projetos e requerimentos
Entre os requerimentos apresentados, incluindo votos de Louvor e Pesar, destaques para a homenagem ao Dia Nacional de Defesa da Pessoa com Deficiência apresentado pela vereadora Joice Silva (PTB), aos Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia de autoria do vereador Eduardo Nóbrega e ao time XI Garotos, pela ascensão à 1ª Divisão no campeonato amador de futebol de campo e à equipe do Clementino F.A. campeão de futsal da 2ª Divisão apresentados pelo vereador Moreira (PT).
Três projetos foram votados e aprovados em bloco. O vereador Carlinhos do Leme apresentou o projeto de lei que autoriza o Executivo a instalar lombofaixas no munícipio. Vereador José Aparecido Alves (DEM) apresentou o projeto que cria o Programa de Acompanhamento Odontológico durante a gravidez. E da vereadora Joice, que institui a Semana Municipal de Luta das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida, a ser realizada na semana do dia 21 de setembro.