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Trecho Sul do Rodoanel será inaugurado nesta terça-feira

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Redação

29/03/2010 00:00
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A esperada inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, a maior obra viária do país, acontece nesta terça-feira, dia 30, às 11h30. Os motoristas só poderão trafegar pela estrada a partir de quarta-feira. O trecho vai interligar a rodovia Régis Bittencourt a Anchieta e Imigrantes, facilitando o acesso ao litoral sul.
 
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O trecho Sul terá 57 quilômetros, mais prolongamento de 4,4 quilômetros de extensão, entre São Bernardo do Campo e Mauá, o que soma 61,4 quilômetros. Ele interligará as rodovias Anchieta e Imigrantes com o trecho Oeste, em Embu, que faz conexão com a Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera, cobrindo sete das dez rodovias que chegam a São Paulo.

Foto: Arquivo do Portal O Taboanense

Rodoanel irá interligar sete rodovias a partir desta terça-feira, dia 30

Considerada a maior obra realizada no Estado de São Paulo, o Rodoanel, quando estiver totalmente concluído, interliga dez rodovias: Anchieta, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias. O custo estimado de toda a obra – abrangendo a construção da rodovia, obras de arte, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais – é de R$ 4,2 bilhões, sendo dois terços custeados pelo Estado e um terço pela União.

O Rodoanel Sul passa por áreas urbanas e rurais de sete municípios (Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá) e atravessa duas grandes represas que abrigam mananciais e abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas. Iniciado em 2007, a sua inauguração oficial está prevista para março, 34 meses após o início das obras. No total, serão 136 obras de arte entre pontes, viadutos, acessos, passagens inferiores e superiores. Somadas, equivalem a 20 quilômetros e a um terço do custo total da obra.

Com 176 quilômetros de extensão, o Rodoanel reduzirá drasticamente o risco de acidentes com cargas perigosas, garantindo índices menores do que os registrados atualmente nas áreas urbanas, como já acontece no trecho Oeste (32 quilômetros de extensão) em operação desde 2002.

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