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Trecho Sul do Rodoanel é inaugurado

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Redação

31/03/2010 00:00
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A maior obra viária da América do Sul, o Rodoanel Mario Covas, teve seu trecho Sul inaugurado nesta terça-feira, dia 30, pelo governador José Serra. Nesta quinta-feira, dia 1º, o tráfego será liberado para os motoristas. Além de facilitar o acesso ao Porto de Santos, a obra também será responsável pela significativa redução dos congestionamentos na capital.
Na região os impactos do Rodoanel ainda são desconhecidos. Em Taboão da Serra, a secretaria de trânsito e transporte, espera um aumento de até 30% no fluxo de caminhões. Um estudo realizado mostra que parte dos caminhões que vinham de Santos e que utilizavam a av. Bandeirantes deverão utilizar a Régis Bittencourt e a av. Professor Francisco Morato para chegar até o Ceasa e outros destinos nas régios Oeste e Sul.

Foto: Divulgação | Cris Castello Branco

Obra do trecho Sul do Rodoanel: desafio para engenheiros

Segundo informações da secretaria municipal de trânsito e transporte, o fluxo de caminhões trucados (de três eixos) dentro da cidade já é 37% maior do que em 2008.  “Estamos em contato com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para estudarmos a melhor opção para que o trânsito não fique sobrecarregado na cidade”, diz Claudinei Pereira, secretário municipal.

Por outro lado, o taboanense ganha uma ótima opção para ir até as rodovias Imigrantes e Anchieta, além de um novo e rápido acesso ao ABC. Com a inauguração, o motorista deve gastar apenas 58 minutos para percorrer 93,4 km dos trechos Oeste e Sul do Rodoanel. Vários tempos de viagens serão reduzidos. O cálculo feito pelo Governo do Estado aponta que da Régis Bittencourt à Anchieta, o tempo de viagem diminua de uma hora e trinta minutos para 28 minutos, uma redução de 69%.
"Este é um ganho tremendo para o interior, para o litoral e para outros estados do Brasil porque caminhões que vêm para o litoral paulista não vão precisar mais atravessar a cidade de São Paulo", disse o governador José Serra.

 O Trecho Sul do Rodoanel irá interligar as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam interligadas pelo Trecho Oeste desde outubro de 2002. O novo trecho Sul passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

Apenas nos 61,4 quilômetros do Trecho Sul, entregue nesta terça-feira, 30, cerca de 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio devem passar por dia. Com isso, haverá uma queda no número de caminhões que cruzam as ruas da capital. Esse remanejamento do trânsito também irá diminuir em 6% a emissão de gases poluentes na Região Metropolitana de São Paulo. Todos esses estudos levam a uma redução de custos de R$ 2 bilhões por ano, em relação ao tempo de viagem, consumo de combustível e desgaste de veículos.

Foto: Divulgação | Cris Castello Branco

Inauguração foi a última de José Serra, que renuncia ao Governo para concorrer a presidência

Complexa, a obra teve grandes desafios de engenharia. Foram 134 viadutos, pontes e acessos, o que equivale a cerca de 20 km de extensão ou um terço da obra. Vale destacar que as duas pontes sobre a represa Billings, uma de 685 metros e outra de 1.755 metros, representam mais de 8% da obra. Diferentemente de outros projetos, a maior ponte do Trecho Sul tem vãos de 100 metros para minimizar o impacto no fundo da represa. Essa preocupação com soluções de menor impacto para região foi uma constante no Rodoanel Sul.

O obra exigiu investimento de R$ 5 bilhões, sendo R$ 3,2 bilhões referentes às obras brutas e o restante R$ 1,8 bilhão destinados às compensações ambientais, desapropriações, reassentamentos e interferências. "É uma obra que vai ter um retorno altíssimo para a economia paulista e, acima de tudo, para o emprego em São Paulo. Só esta obra já deu na sua construção cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos", ressaltou o governador. Leia sobre os investimentos.

Iniciada em maio de 2007, o empreendimento durou 35 meses, o que equivale a 1,75 km por mês, um trabalho de ponta de engenharia. Na área ambiental, o projeto do Rodoanel Sul tem 26 programas para a preservação de Fauna e Flora. Segundo o governador, a obra preservou o meio ambiente. "Para cada árvore derrubada vamos ter cinco plantadas e vamos ter um grande parque aqui que será uma reserva ecológica". Saiba mais sobre as compensações ambientais da obra.

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