EM ALTA
Home

Trânsito no centro será reorganizado com a chegada do metrô

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/07/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

A chegada do metrô em Taboão da Serra sofreu nova alteração na data de entrega, agora será entre 2018 e 2019, segundo o Governo do Estado. Mas “a estação Largo do Taboão já é uma realidade”, disse o secretário de transportes do estado, Jurandir Fernandes, na manhã desta segunda-feira, dia 30. A estação Largo do Taboão, que ficará no estacionamento do Hipermercado Extra.

Sobre a possibilidade de Taboão abrigar duas estações, uma no largo, e outra na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), próximo ao Shopping Taboão, que seria uma forma de evitar o excesso de veículos no centro, não foi confirmada pelo secretário. Ele apenas comentou que “a tendência é avançar [com o metrô]”.

Reunião com o secretário de transportes do estado, Jurandir Fernandes, aconteceu na sede da TaboãoPrev  | Vera Lima

Quanto ao impacto que a chegada do metrô trará para o trãnsito na região central, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) juntamente com o secretário Jurandir, garantem que o problema será contornado. “Haverá mudança do comportamento, vamos organizar o sistema de transporte municipal, criar contornos e bolsões de estacionamento. Será reorganizado de alguma forma”, afirmaram.

Benefícios no metrô para Taboão e região

Um dos principais benefícios que o metrô proporcionará à população de Taboão e região é a economia de tempo. De acordo com Jurandir, “a economia será considerável”.

“Hoje com os meios de transportes disponíveis [o usuário] gasta 1h35 para chegar ao centro de São Paulo, com a conclusão da fase 3 do metrô, será de [apenas] 24 minutos.”, informou o secretário.

Para o vice-prefeito e secretário de cultura Laércio Lopes, o metrô é “um anseio” antigo de todos os moradores. “O metrô vai trazer muitos benefícios inclusive nas áreas do comércio e indústria, além de valorizar toda a nossa região”, comentou.

A vereadora Joice Silva, acredita que a chegada do metrô representa um grande progresso. “É um progresso para a região, mas sabemos que é uma coisa morosa, temos que ter paciência, mas pelos processos já executados, sabemos que realmente ele chega, não é apenas promessa”, declarou.

Carlinhos do Leme também comemora a chegada do metrô a Taboão, com “atraso de alguns anos”. “A gente fica na expectativa de acontecer rápido, mas requer muito tempo, estudos, fiquei contente em saber que as obras estão em andamento, e que em 2019 teremos o metrô. A região agradece”, disse o vereador.
A previsão é que em a estação Largo do Taboão, receba cerca de 92 mil pessoas por dia, com horário/pico de 10 mil usuários.

Estiveram presentes no evento, os vereadores Eduardo Nóbrega (presidente da Câmara), Érica Franquini, Ronaldo Onishi, Cido e Marcos Paulo, além dos secretários municipais, autoridades religiosas, além de representantes da sociedade civil.

Notícias relacionadas