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Tempo seco piora a qualidade do ar em Taboão da Serra

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Redação

24/05/2011 00:00
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O tempo seco e a falta de chuva são os principais vilões do aumento da poluição em toda a região metropolitana. Em Taboão da Serra, as partículas inaláveis, que causam doenças respiratórias, estão acumuladas desde a semana passada.

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Nesta terça-feira, dia 24, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registrava na estação de Taboão da Serra qualidade regular. Segundo a companhia, pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.

Um dos principais causadores de poluição na Grande SP é o disel, que possui grande quantidade de enxofre e é usado principalmente nos ônibus. A previsão é que a partir de janeiro do ano que vem, os postos de combustíveis vendam um diesel com limite de 50 partes por milhão (ppm) de enxofre, o chamado S-50. Atualmente, a concentração do mineral no diesel brasileiro é de 500 ppm nas regiões metropolitanas e de 2.000 ppm nas áreas rurais.
 
A substituição do diesel mais poluente, definida em 2002 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), deveria ter entrado em vigor em 2009, mas só começou a sair do papel depois da intervenção da Justiça.

Nos documentos apresentados ao MPF, a ANP informou que o Plano de Abastecimento do Diesel S-50 está concluído. A Petrobras assumiu o compromisso de garantir a produção nacional do S-50 e complementar a oferta com diesel importado, se for necessário. O Ibama será responsável pelo licenciamento dos novos veículos, de acordo com as regras do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), e por fiscalizar o cumprimento do acordo em todo o país.

Já a indústria automobilística, de acordo com o MPF, mantém a previsão de começar a vender veículos com motores adaptados ao novo diesel ainda este ano. As primeiras versões serão apresentadas ao mercado em outubro.

Para 2013, o acordo prevê a substituição do S-50 por uma versão de diesel com teor de enxofre ainda menor, o S-10, com limite de 10 ppm de enxofre.

Com informações da Agência Brasil
 

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