Taboão terá mês em comemoração a Consciência Negra
Nely Rossany, da Gazeta SP
Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra, mas em Taboão da Serra as comemorações começaram cedo, nesta segunda-feira a Câmara Municipal já recebeu o evento com palestras dos Deputados Federais Leci Brandão e José Cândido, que falaram sobre as mulheres negras na política. Além desse evento, o mês todo contará com atividades que incluem exposições, debates, roda de samba e apresentações artísticas e culturais.
Nos dias 09 e 10 de novembro às 20 horas, o Cemur recebe a exibição dos filmes “Serafina – O Som da Liberdade”, de Darrel James Roudt, e “Orfeu do Carnaval”, de Marcel Camus. De acordo com a coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias, as novidades para esse ano serão as palestras sobre segurança pública, no dia 12 de novembro, que reunirá agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal.
No feriado da Proclamação da República, dia 15, das 12 às 18 horas, no Liceu de Artes haverá roda de samba. Já no feriado da Consciência Negra (20), haverá Candomblé na Praça Luiz Gonzaga, das 14 às 19 horas e no Santuário Santa Terezinha será celebrada a Missa Afro Brasileira.
As atividades do mês da Consciência Negra encerram no sábado, dia 26, com apresentação cultural afro brasileira de capoeira e Bumba-Meu-Boi, feitas pelo grupos Candearte e apresentação musical do grupo Arte Samba do Recôncavo & Osvaldinho Teixeira.