Taboão terá campanha que vai incentivar o filho a levar o pai ao médico
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou na última segunda-feira, dia 31, o programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, que pretende realizar check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos em todo o Estado. A campanha de prevenção de saúde é para incentivar os filhos a levarem seus pais no médico. Em Taboão da Serra, a campanha começará em maio.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, David Uip, "Em maio, combinei com o prefeito [Fernando Fernandes] que começaremos aqui no AME do Taboão, o programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’. Taboão será o 22º município a ter o programa", disse.
Em Taboão da Serra os atendimentos acontecerão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), sempre no mês de aniversário do paciente, sem a necessidade de encaminhamento. O paciente só precisará fazer um agendamento prévio. As consultas serão aos sábados para facilitar o atendimento preventivo aos homens, sem atrapalhar a rotinas de trabalho durante a semana.
Campanha estadual
Em 21 AMEs de São Paulo a campanha já está acontecendo, não precisa encaminhamento, basta agendar com antecedência. O atendimento acontece em dois sábados, primeiro para consulta de enfermagem que envolverá avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue.
Na semana seguinte acontecerão as consultas com os especialistas, urologista e cardiologista.
Caso os exames apresente alguma alteração, o paciente será encaminhado para exames mais específicos, acompanhamento e tratamento no próprio AME.