EM ALTA
Home

Taboão tem o quarto menor índice de violência da região metropolitana

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

27/02/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Um ranking divulgado nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública colocou Taboão da Serra entre as quatro cidades da região metropolitana com menor índice de violência. Em 2007 foi registrada uma taxa de 9,61 homicídios para cada 100 mil habitantes. Esse é o índice mais baixo alcançado pela cidade.

 

Esses números de homicídios colocam Taboão da Serra dentro do padrão considerado aceito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. As outras cidades da região metropolitana que também ficaram abaixo do recomendado pela OMS são São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Barueri.


Foto: Arquivo do www.otaboanense.com.br

Prefeito Evilásio Farias comemora posição no ranking

 

Em Taboão da Serra os números de homicídios permaneceram iguais em 2006 e 2007, mas vêm registrando uma forte queda desde que os números passaram a ser divulgados pela Secretaria de Segurança Pública em 2000, quando o número de homicídios chegou a 80 em apenas um ano.

 

Em 2001, Taboão da Serra registrou sua maior taxa de violência, com 125 assassinatos na cidade. Neste ano a cidade foi considerada a quarta mais violenta de todo o Estado de São Paulo e ficou entre as que mais registraram homicídios em todo o país. Em 2002 os números de homicídios continuaram altos, quando foram registrados 104 casos.

 

O que chama a atenção no estudo divulgado, é que as outras cidades da região continuam com índices altos de homicídios. Itapecerica da Serra é a terceira cidade mais violenta e Embu-Guaçu a quinta. Nos dados realizado pela Secretaria de Segurança Pública houve uma redução dos homicídios na maioria das cidades da região metropolitana.

 

Para o prefeito Evilásio Farias a posição alcançada no ranking deste ano merece ser comemorada. “Essa é a primeira vez que Taboão da Serra consegue diminuir o número de homicídios para uma taxa aceita pela Organização Mundial da Saúde, vamos continuar com ações que ajudem a diminuir ainda mais esses números”, afirmou em entrevista pelo telefone.

 

O prefeito ainda disse que a ação da GCM, que aumentou seu efetivo para 200 guardas, em conjunto com a Polícia Civil e Militar, além de ações da prefeitura na área social e principalmente na criação de empregos e na qualificação da mão de obra contribuíram para a diminuição da taxa de homicídios. “Destaco também o fechamento de bares às 23h, essa ação é muito importante para a diminuição da criminalidade”, garante.

Algumas cidades, onde a população é pequena, não tiveram seus dados revelados por apresentaram distorções nos cálculos. Na região metropolitana Biritiba Mirim, Guararema, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista ficaram de fora do estudo.

 

Notícias relacionadas