Taboão tem 40 notificações de casos de dengue em janeiro
Colaboração de Ricardo Lima
A cidade de Taboão da Serra não registrou casos confirmados de dengue este ano. De acordo com dados fornecidos pela Prefeitura, até o momento dos 40 casos notificados, 29 estão em análise laboratorial e 11 foram descartados. E não há registros de casos de zika vírus e febre chikungunya. Os dados foram fornecidos nesta quarta-feira, dia 27.
A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, declarou que o município está intensificando os mutirões para conscientizar a população para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, causador da dengue, zica e chikungunya.
“Assim como em 2015 estamos intensificando os mutirões para conscientizar as pessoas que simples ações podem evitar a proliferação do mosquito da Dengue. Nesse final de semana passamos pelo Ponte Alta e Novo Record conseguindo eliminar possíveis criadouros nas ruas e residências graças ao trabalho árduo dos funcionários e da participação fundamental da população”, comentou a secretária Zaicaner.
Teste rápido
Desde o dia 2, operadoras de planos de saúde em todo o país são obrigadas a oferecer cobertura para o teste rápido de dengue e a sorologia para febre chikungunya e zica vírus, essa é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
E a partir de fevereiro, os postos de saúde de todo o país também passarão a oferecer os testes rápidos, que poderão diagnosticar, em uma só análise e em poucos minutos, a dengue, chikungunya e zika. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, no dia 15 de janeiro. No teste rápido, o diagnóstico fica pronto em cerca de 20 minutos.
Sintomas da dengue, chikungunya e zika
Dengue – febre, dores no corpo, de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.
Chikungunya – febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Casos de morte são muito raros.
Zika – febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. No entanto, a febre zika é relacionada com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.