Taboão promove atividades visando a Luta Antimanicomial
João Back
A equipe de saúde mental da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu no mês de maio uma série de atividades voltadas para o combate a Luta Antimanicomial, celebrado desde 1987 no dia 18 de maio.
O objetivo dessa luta é simbolizar a batalha pelos direitos de pessoas com transtornos mentais, além de atrelar para uma mudança de perspectiva na forma de tratamento.
As atividades se espalharam pelos núcleos de atuação do grupo com apresentação de filmes dentro do Hospital do Servidor Público Municipal, Música na Praça Nicola Vivilechio, com o coral Tocando a Diva, de Almir Sater, material institucional com a distribuição de panfletos sobre Saúde Mental, montagem de painéis com o tema “Qual é a sua loucura?”, Balaio de Artes em São Paulo com apresentação do DJ Nanato, atendido pelo Ceco.
No Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), as ações foram voltadas para identificação de tabagismo e álcool, como características do vício e divulgação dos tratamentos oferecidos, além de debater no centro durante todo o mês o tema “Internação”, abordado com ênfase nos grupos de acolhimento e com as famílias.
Pelo CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) a Luta Antimanicomial foi abordada em todas as oficinas, através de desenhos, músicas e mosaicos.
Os pacientes ainda puderam participar de uma Cantiga de Roda na Praça Nicola Vivilechio, realizado pelo CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infantil),