Taboão: Projeto de lei institui Semana de Valorização da Vida
A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou em regime de urgência, nesta terça-feira, dia 30, uma indicação e um projeto de lei, por unanimidade dos votos. O projeto 028/2017, de autoria da vereadora Priscila Sampaio (PRB), institui no município a Semana de Valorização da Vida, que será em setembro.
De acordo com o projeto, a Semana de Valorização da Vida “tem por objetivo identificar possíveis sintomas, tratar transtornos que possam desencadear o suicídio, promover o acompanhamento psicológico e social dos indivíduos, minimizando, assim a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio”.
A autora do projeto, vereadora Priscila declarou que “Dia 8 de setembro é considerado o dia de valorização da vida, o Setembro Amarelo, contra o suicídio. Devido a vários casos de suicídios relatos pela imprensa, é que quero instituir o dia e a semana municipal de valorização da vida em Taboão da Serra. O suicídio ainda é um tabu, tanto para a imprensa, e é um assunto muito difícil de lidar no seio familiar. O suicídio está presente no dia a dia, precisamos comentar, conscientizar as famílias, 90% dos casos podem ser prevenidos”.
Na semana de valorização haverá diversos eventos na cidade, como roda de conversa, fóruns, debates, palestras nas escolas, panfletagens em semáforos com informativos sobre a depressão e suicídio.
“Quem tenta o suicídio pede socorro á família, eles dão indícios de que vão atentar contra a própria vida […] Então nós como sociedade, como vereadores, como pessoas que cuidam do seio familiar observarmos. É por isso que eu quero fomentar a conscientização da família e promover palestras, rodas de conversas, informativos para serem distribuídos no município e oficinas com pessoas que tem depressão para que esse problema seja diminuído e exaurido do nosso meio”, alerta a parlamentar.
Priscila também pretende implantar no município um Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e Skype 24 horas todos os dias.
“Quero trazer para Taboão da Serra, uma sede do CVV, Centro de Valorização da Vida, é um grupo de voluntários que atende por telefone ou pessoalmente, dando toda assistência psicológica para essas pessoas”, planeja Priscila.