Taboão, Embu e Itapecerica não devem ter racionamento, diz Sabesp
Com o tempo seco e a falta de chuvas os reservatórios de água estão com os níveis cada vez menores, o que fez com que a Sabesp emitisse alertas para a população economizar água. O mesmo alerta serve também para os moradores de Embu das Artes e Taboão da Serra, que apesar de não serem abastecidos pelo Sistema Cantareira precisam usar a água com mais consciência.
A região é abastecida pelo sistema Guarapiranga e de acordo com a Sabesp não há previsão de racionamento nas cidades. Mas já é registrado na região o aumento do consumo de água nos últimos dias, o que faz com que a concessionária peça para que a população utilize a água com mais consciência.
Entre os fatores que podem elevar o consumo de água estão os vazamentos. Uma torneira gotejando desperdiça mais de 40 litros de água por dia. O banho vem na sequência no desperdício de água. Em casas, um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros.
Se o banho durar 5 minutos, com o registro fechado enquanto se ensaboa o corpo, o consumo cai para 45 litros – economia de 90 litros. Em apartamentos, os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água; reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros.
O vaso sanitário é a terceira maior fonte de gasto de água. Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros por descarga. Por isso, não se deve utilizar o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro e nunca acionar a descarga à toa. É importante também consertar os vazamentos assim que eles forem notados e manter a válvula sempre regulada – ou o consumo pode chegar a 30 litros de água por descarga.
Pequenas mudanças
Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia podem gerar uma grande economia. Escovar os dentes com a torneira aberta durante cinco minutos gasta 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Mas, se a torneira for aberta apenas para molhar a escova de dentes e se for utilizado um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros de água em casa e de 79 litros em apartamento.
Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casa e 243 litros em apartamentos. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Por isso, ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar.
Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira aberta, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, faça a rega de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Use um regador ou, em último caso, uma mangueira com esguicho-revólver, podendo chegar a uma economia de 96 litros de água.
Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Por isso, deve-se usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal.
As dicas de economia de água valem para todos, mas é importante identificar como você e sua família consomem água e onde podem economizar. Para isso, a Sabesp disponibiliza um “Simulador de Consumo”. Confira no site da Sabesp.