Taboão e região ganham apoio de Batalhão de Ações Especiais da PM
Em novembro do ano passado, o governo do estado de São Paulo criou o Batalhão de Ações Especiais de Polícia que está sediado na cidade de Barueri. Formado por policias militares, o grupamento especial de elite, atua no mesmo molde das equipes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), e atende 15 municípios, entre eles Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região.
O grupamento, treinado em ações de policiamento de choque, tem entre suas atribuições ações de controle de distúrbios civis, ações antiterrorismo e combate ao crime organizado, como explica o Tenente-Coronel PM Marcos Vitiello, Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar de Taboão da Serra.
“O infrator tem medo de uma polícia mais forte, mais bem equipada e preparada para combater o crime, principalmente o crime organizado. A criação do Batalhão de Ação Especial de Polícia, o Baep, trabalha no mesmo padrão de treinamento dos batalhões de choque da Rota, então ele tem condição de atingir no mesmo nível que a Rota atende no estado de São Paulo. Ele vai atender os anseios da população local, combater o crime de frente, em altíssimo nível de preparo e equipamento, além das ações de distúrbio cível”, declarou o comandante.
Ainda de acordo com o comandante Vitiello, o efetivo do Baep, formado por cerca de 300 policiais e vai agir na região “a critério do comandante regional, ou seja, de acordo com a demanda criminal”.