EM ALTA
Home

Taboão e Embu ganham Bancos de Alimentos

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

24/06/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Uma ótima notícia para as cidades de Taboão da Serra e Embu. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou que irá implantar o projeto de Banco de Alimentos nas duas cidades. Embu ainda receberá uma unidade do Restaurante Popular.
O edital dos Bancos de Alimentos selecionou propostas que totalizam R$ 8,4 milhões 13 para Municípios acima de 100 mil habitantes, entre elas Taboão da Serra e Embu. Essas unidades funcionam como postos para recebimento de doações de alimentos, em geral de produtores e comércio locais. São produtos que, por razões variadas, não são comercializados, mas permanecem adequados ao consumo humano.
Após a análise, seleção, classificação e embalagem, os alimentos são repassados às instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que produzem e distribuem, gratuitamente, refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Atualmente existem 55 em funcionamento, beneficiando 1,1 mil entidades assistenciais.
Já os Restaurantes Populares garantem alimentação saudável a preço acessível – valor da refeição é em média R$ 1, têm o objetivo de funcionar como pólos geradores de emprego e renda, pois priorizam a compra de gêneros alimentícios produzidos na própria região, com entrega direta no local, como forma de reduzir custos e garantir a qualidade e geração de renda aos agricultores locais. Ao todo, 14 municípios irão receber as unidades, entre eles Embu.
O público beneficiário dos restaurantes é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Em todo o País, existem 68 Restaurantes Populares em funcionamento, oferecendo cerca de 100 mil refeições por dia.

Notícias relacionadas