EM ALTA
Home

Taboão e Embu fazem parte da Operação Verão da Defesa Civil do Estado

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/12/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

As cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes fazem parte da Operação Verão lançada esta semana pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. De acordo com o órgão, as cidades operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC) para inundação e escorregamentos, que são coordenados pela Defesa Civil do Estado em conjunto com as coordenadorias municipais de defesa civil.

Com a proximidade do período de chuvas, a principal finalidade dos PPDCs é permitir a antecipação aos acontecimentos, facilitando a atuação preventiva frente às situações de risco como deslizamentos de terra e enchentes.

Em novembro, o órgão estadual realizou uma oficina regional de redução de risco, com foco no período do verão, direcionada aos municípios da região metropolitana de São Paulo, orientando os agentes municipais a sistematizar suas ações a atuar preventivamente e também fornecer a resposta mais adequada que o caso necessitar.

Nestas oficinas, os participantes foram capacitados a operar os PPDCs, aprendendo a realizar leitura de boletins meteorológicos, alertas por SMS, preenchimento de fichas de vistoria técnica, acionamento de vistoria de órgãos técnicos junto a Defesa Civil Estadual e preenchimento de documentação para decretação de situação de anormalidade, além da síntese das legislações vigentes no Sistema Nacional de Defesa Civil.

Ainda segundo a Defesa Civil, o município de Embu das Artes recebeu duas Plataformas de Coleta de Dados Pluviométricos (PCD’s), conhecidas como pluviômetros automáticos, e o município de Taboão da Serra receberá uma. Os equipamentos são utilizados para medir a quantidade de chuvas e possibilitam que a Defesa Civil do município possa colocar em prática os planos de prevenção. A instalação desses pluviômetros é fruto de parceria de parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN.

Notícias relacionadas