Taboão e Embu das Artes uma história de lutas e vitórias
Analice Fernandes
Embu das Artes e Taboão da Serra têm histórias e trajetórias muito semelhantes. Estas duas cidades irmãs que comemoram 58 anos de emancipação, nos dias 18 e 19 de fevereiro respectivamente, nasceram de um mesmo movimento.
Embu e Taboão que na década de 50 eram bairros de Itapecerica da Serra conseguiram graças à mobilização de moradores engajados, participar do processo de emancipação que se intensificou no Brasil nas décadas de 1950 e 1960.
O movimento surgiu forte em Embu que queria se emancipar e gostaria que Taboão fizesse parte de seu município. Porém a discussão tomou corpo e dois grupos distintos passaram a trabalhar pela emancipação dos bairros. A época teve o apoio do então deputado estadual André Franco Montoro, que foi governador do Estado de São Paulo, e um dos maiores defensores do municipalismo no Brasil.
Foi ao final da década de 70 e 80 que os dois municípios receberam a maior parte de seus moradores. Gente que se instalou nestas áreas com seus sonhos de uma vida melhor. Grande parte vinda do nordeste, e outras da própria São Paulo. Aqui procuravam terrenos mais baratos para construírem suas casas, ou alugueis mais em conta.
Cresceu também a ocupação desordenada – quando o crescimento fica aquém dos investimentos. De repente faltava infraestrutura para grande parte de Embu e de Taboão. Estávamos perdendo a corrida do desenvolvimento, que pressupõe melhoria da qualidade de vida para a população.
Hoje com suas populações estabilizadas, temos água tratada para toda população, praticamente 100% de esgoto, vagas em escolas disponíveis para toda nossa população de crianças e adolescentes.
O que se busca, nos dias atuais, é qualidade para os serviços públicos. Uma educação melhor, uma saúde melhor, transporte público mais eficiente, segurança e trabalho para que nossa população possa obter renda.
Quando olhamos para trás vemos que valeu a pena. Hoje Taboão da Serra e Embu das Artes são cidades potentes, que durante estes 58 anos, talvez tenham passado pelos períodos mais difíceis e desafiadores. Agora o que precisamos é continuar trabalhando e acreditando que nós temos capacidade para melhorar nosso futuro.
Nesta luta, me coloco como um soldado, que já conquistou importantes vitórias nestes últimos anos. Isto porque, eu tenho a força e a confiança de milhares de taboanenses e embuenses que como eu querem o bem destas duas cidades irmãs.
Contem comigo para continuar nos flancos de batalha lutando por Taboão da Serra e Embu das Artes.
Analice Fernandes é enfermeira e deputada estadual e está em seu quarto mandato.