Taboão da Serra viabiliza implantação da ROMU
Em breve, os taboanenses contarão com mais uma divisão de segurança para o atendimento à população. A Prefeitura de Taboão da Serra está implantando o serviço de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), divisão de equipe tática que presta apoio a outras viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) e as bases fixas.
Para o prefeito Fernando Fernandes, a intenção é oferecer pronta resposta à sociedade, além de auxiliar as polícias Civil e Militar e o Poder Judiciário. “Pretendemos alinhar, em nível estadual, o treinamento de nossos agentes, uma vez que o Brasil está prestes a sediar grandes eventos” – disse.
Para a implantação da ROMU, 20 agentes da GCM estão, desde esta quinta-feira, 10 de abril, sendo treinados na sede da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), em São Paulo. As orientações servirão como base para a implantação da ROMU que, dentre outras ações, será responsável por atender ocorrências de maior gravidade. O treinamento inclui técnicas de policiamento ostensivo, preventivo e de abordagens. “Cada treinamento é específico para uma área e, quando da solicitação, orientamos às Corporações que relacione qual seria o ideal”, explica o sargento Marco Aurélio, da ROTA.
Além das orientações que nortearão as ações da ROMU, a nova divisão, que começa a atuar nas próximas semanas, contará com todo o aparato necessário. “Compramos veículos e já encaminhamos à empresa que fará a caracterização e instalação dos equipamentos”, explica o secretário da pasta, Gerson Pereira Brito.