EM ALTA
Home

Taboão da Serra quer vacinar 19 mil crianças no sábado

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

16/09/2009 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Com informações de Nely Rossany, da prefeitura de Taboão da Serra

A meta da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra é ambiciosa: vacinar 19 mil crianças no próximo sábado, dia 19, durante a 2º fase da Campanha de Vacinação contra a poliomielite. E para atingir essa marca, uma enorme infra-estrutura está sendo montada pela Prefeitura de Taboão da Serra.

 
Todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser levadas pelos seus pais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas escolas municipais ou nos postos móveis que estarão no Shopping Taboão, Mc Donalds, Parque das Hortênsias e nos Hipermercados Extra, D’avó e Compre Bem do Pirajuçara, das 8 às 17 horas. Veja todos os locais de vacinação clicando aqui.

Foto: Reprodução

Todas as crianças de 0 a 5 anos precisam ser vacinas contra a pólio

 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a segunda dose da vacina é obrigatória e a meta é imunizar 18.867 crianças. Na primeira fase, no mês de junho, a meta foi superada e 19.815 crianças receberam a dose da vacina. “A meta estipulada pelo Ministério da Saúde na primeira fase, era 95% da população nessa faixa etária e conseguimos imunizar 99,7%. Agora contamos com a participação da população para repetir este número”, enfatizou o diretor da Vigilância Epidemiológica Dr. Milton Parron Junior.
 
Para vacinar as crianças é necessário levar a carteirinha e quem estiver com a caderneta atrasada, poderá receber doses de outras vacinas nas UBS’s. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, quase três milhões de crianças serão imunizadas em todo o estado.
 
Poliomielite
 
A Poliomielite é uma infecção altamente contagiosa causada pelo póliovirus. Em uma porcentagem pequena de pessoas infectadas, o vírus ataca as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal, particularmente as células nervosas que controlam os músculos envolvidos nos movimentos voluntários como caminhar. A destruição destes neurônios causa paralisia permanente em um em cada 200 casos. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes.
 
Os sintomas da poliomielite são febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. A melhor maneira de se prevenir é tomar vacina que é segura e raramente apresenta efeitos colaterais. O Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil há 21 anos.

 

 

Notícias relacionadas