EM ALTA
Home

Taboão da Serra produz 210 toneladas de lixo por dia

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/09/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Taboão da Serra produz cerca de 210 toneladas de lixo domiciliar por dia, ou seja, mais de seis mil toneladas por mês, mas apenas 0,5% são reciclados pelos catadores e pelo Centro de Reciclagem que funciona na Semuser (Usina). Os materiais reciclados mais comuns são os papeis, vidros, metais e plásticos.

Para tentar amenizar o impacto ambiental e diminuir os custos que todo esse lixo gera no município, a prefeitura implantou a coleta seletiva nos prédios públicos.

“Taboão da Serra vem coletando 210 toneladas de lixo domiciliar por dia. A cidade já implantou a coleta seletiva nos prédios públicos para atender a população que já está realizando uma separação prévia dos materiais”, disse Michael Warren, diretor de departamento da Secretarias de Obras e Infraestrutura.

Selecionando o lixo, a população ajuda a diminuir a poluição do ar, solo e água, além de reduzir a necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Também diminuem a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. De acordo com a Secretária de Obras a prefeitura realiza campanhas de conscientização nas escolas do município e tem conquistados ótimos resultados.

 “A Prefeitura vem dando o destino correto em aterro sanitário do lixo que não foi reciclado e nos últimos anos vem recebendo boas notas da Cetesb por causa deste bom trabalho realizado. Em 2008, o município recebeu a nota 9,6 e no ano passado, novamente uma boa nota, 9.5”, declarou Warren.

Observe abaixo quanto se poupa com a reciclagem

1000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1000 Kg de vidro reciclado = 1300 Kg de areia extraída poupada
1000 Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados
1000 Kg de alumínio reciclado = 5000 Kg de minérios extraídos poupados

Tempo de decomposição do lixo

Papel: 2 a 4 semanas
Tecido de algodão: 1 a 5 meses
Corda: 3 a 4 meses
Meia de lã: 1 ano
Vara de bambu: 1 a 3 anos
Goma de mascar: 5 anos
Lata de conserva: 100 anos
Lata de alumínio: 500 anos
Plástico: 450 anos
Vidro e pneus: tempo indeterminado

Notícias relacionadas