Home
›
Taboão da Serra poderá ter Internet banda larga de graça
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Um projeto aprovado pela Câmara Municipal em abril, que prevê a instalação de antenas que darão acesso gratuito a Internet de banda larga para todos os moradores da cidade começa a sair do papel para virar realidade. Pelo menos é o que promete o vereador Olívio Nóbrega, autor do projeto.
Na última semana, o vereador foi até Campinas, onde participou de um encontro com o professor Leonardo Mendes, da Unicamp. Olívio Nóbrega disse que a reunião foi muito proveitosa. “É viável e possível implantar o sistema de Internet grátis em Taboão da Serra, por nossa cidade ter um território pequeno, facilita muito a instalação das repetidoras que vão transmitir os sinais e dos dados”, afirma.
Foto: Eduardo Toledo
Primeira reunião sobre o projeto aconteceu na Unicamp, em Campinas
Os benefícios que a Infovia, nome oficial do projeto, trará para Taboão da Serra são imensos. Em Pedreira, cidade da região de Campinas, com 45 mil habitantes, a prefeitura já começou a fazer ligações telefônicas a custo zero. Em breve os moradores também poderão usar essa intranet de voz para fazer ligações locais sem custo nenhum.
Segundo Olívio Nóbrega, o professor Leonardo Mendes virá até Taboão da Serra participar de uma reunião com o prefeito Evilásio Farias em junho ou julho. “O Evilásio ficou empolgado com o projeto, pelo o que ele me disse a Internet grátis será uma das prioridades do governo”, afirma.
Para o vereador, Taboão da Serra será o maior pólo tecnológico da Grande São Paulo com a implantação do projeto. “O custo é muito acessível, um projeto como esse, quando for implantado, pode mudar para sempre o perfil da nossa cidade, agregando valor, tecnologia e acesso a informação”, acredita.
“A Infovia é uma rede de comunicação de acesso universal voltada para a comunicação, baseada em fibras ópticas e em rádio freqüência”, esclarece o professor da Unicamp, Leonardo Mendes, que desenvolve o projeto na faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.
Olívio Nóbrega disse estar empolgado com a possibilidade da implantação do projeto em Taboão da Serra. “Estamos levantando mapas da cidade com detalhes da topografia e do relevo do nosso município, vamos precisar de um estudo mais aprofundado para a implantação do projeto, mas ele é acessível, só depende da vontade política”.