Taboão da Serra pode receber verbas para modernizar a administração pública
O secretario da Fazenda de Taboão da Serra, Maruzan Corado, e o assessor técnico Antônio Rodrigues do Nascimento estiveram na matriz da Caixa Econômica Federal , em Brasília , na semana passada, para falar sobre o andamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
Desde o ano passado, a Prefeitura de Taboão da Serra recebeu um financiamento de R$ 3,9 milhões que vem sendo usado para modernização administrativa e melhorar a prestação de serviços públicos.
Foto: Divulgação
Reunião entre representantes da Caixa e da prefeitura em Brasília
Com os recursos desse financiamento, a Prefeitura de Taboão da Serra vem adquirindo, via licitação, computadores, softwares, veículos para fiscalização, além de iniciar o trabalho de geoprocessamento dos dados da cidade que permitirá um avanço na área de tecnologia e agilidade de serviços ao cidadão.
“O coordenador da Sala de Prefeituras da Caixa Econômica Federal, Percival Sant" Anna Canto, ficou muito admirado com a celeridade com que os projetos vem sendo realizados na cidade ”, contou o Secretário da Fazenda de Taboão da Serra, Maruzan Corado.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, até agora, apenas sete conseguiram o financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que foi criado em 1997, há 14 anos.
Taboão da Serra obteve êxito porque, além de apresentar um projeto bem estruturado, a cidade se organizou administrativamente, e recuperou sua saúde financeira. “Quando assumimos o governo em 2005, a nossa capacidade de obtenção de financiamento era zero. Hoje, graças a Deus, a cidade vive uma realidade muito promissora, com indicadores econômicos e sociais bem diferentes daqueles de seis anos atrás ”, explicou o prefeito Evilásio Farias.
Novas regras podem beneficiar ainda mais a cidade
A reunião em Brasília trouxe novidades para Taboão da Serra. O coordenador da Caixa Econômica Federal informou que o Programa de Financiamento PMAT2 virá com novas regras , possivelmente, podendo incluir projetos de construção .
Com isso, será possível a construção , em um só local, do tão sonhado Paço Municipal (com todas suas secretarias) , da sede da Câmara Municipal e até, quem sabe, do Poder Judiciário. Essas medidas, além de facilitarem a vida do cidadão, colocando todos os serviços em um mesmo espaço, vai desonerar os cofres públicos, que não precisará mais pagar aluguel para as sedes dos diversos órgãos públicos municipais.
Presente na reunião, o superintendente regional da CEF (Caixa Econômica Federal), Fernando Cera, salientou aos presentes que a cidade de Taboão da Serra já tem um projeto nessa área.
“Como já temos o projeto do Paço Municipal praticamente pronto, assim que as novas regras do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) forem publicadas, seremos a primeira cidade a solicitar o novo financiamento”, comemorou o secretário da Fazenda de Taboão da Serra, Maruzan Corado.