Home
›
Taboão da Serra participa do I Seminário Estadual de Educação Integral
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Por Marcelo Valladão
A Prefeitura de Taboão da Serra marcou presença no I Seminário Estadual de Educação Integral, que teve como lema: “A regulamentação da Educação Integral no Estado de São Paulo, um caminho a percorrer” e reuniu educadores de todo o estado de SP nos dias 20 e 21 de setembro, no Teatro Clara Nunes, na cidade de Diadema. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos, participou da mesa sobre o diálogo entre a execução e a transferência de recursos do Programa Mais Educação.
“A educação ainda está preocupada só com o letramento, precisamos ir além, discutir a questão financeira, de onde vêm os recursos, é preciso estimular a participação dos pais nos conselhos de escola, não é só com o letramento que se forma um cidadão”, afirmou o secretário José Marcos.
Fotos: Marcelo Valladão | Divulgação
Taboão da Serra ajudou a organizar e participou do I Seminário Estadual de Educação Integral
João Alberto Chagas Lima, consultor técnico do Ministério da Educação e Cultura – MEC, apresentou os procedimentos corretos para empregar e justificar os recursos do Programa Mais Educação pelas escolas públicas, como por exemplo, as diferenças entre custeio, que são bens temporários como pequenos serviços, e capital, bens permanentes como móveis, instrumentos musicais ou equipamentos.
“É importante sabermos como utilizar bem os recursos e principalmente, como apresentar toda a documentação que justifique a maneira como eles são destinados na escola”, explicou João Alberto.
Só no primeiro dia, 26 municípios paulistas estiveram presentes e puderam trocar experiências que podem servir de parâmetros para lidar com as realidades que enfrentam nas escolas. O I Seminário Estadual de Educação Integral é uma iniciativa do Comitê Metropolitano São Paulo, um fórum de discussão permanente das cidades que desenvolvem o Programa Mais Educação. O evento reuniu mais de 400 profissionais da Educação. A organização do Seminário foi das prefeituras de Diadema, Embu-Guaçu, São Bernardo do Campo, Osasco, Cotia e Taboão da Serra.
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado em 2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades extracurriculares nos campos do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica. Sua manutenção é feita pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).
Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas – definidas pelo IBGE – e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.