Taboão da Serra participa da maior exposição mundial em tecnologia educacional
Por Marcelo Valladão
A cidade de Taboão da Serra está muito bem representada na principal mostra de tecnologia educacional do mundo, a BETT Show. A convite da Microsoft e do Governo Britânico, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos, está em Londres e deve trazer muitas novidades na bagagem.
A mostra vai até o dia 15 de janeiro e conta com a participação de mais de 600 expositores, inclusive as principais empresas internacionais do setor, e cerca de 100 conferências. O BETT Show (ex-British Education Technology and Traning Show) é dividido em duas atividades: edição internacional e a exposição BETT. Ambas são destinadas a todos os níveis de ensino, do básico ao universitário.
Nas ocasiões, o secretário de Educação conhecerá a aplicação de diversas tecnologias na área educacional, que trazem novas estratégias de ensino, capazes de proporcionar maior participação dos alunos e mais qualidade no processo de aprendizagem.
Taboão da Serra é uma cidade compromissada em oferecer uma educação cada vez mais qualificada para a população, graças aos investimentos contínuos do prefeito Dr. Evilásio Farias. Os bons resultados podem ser encontrados nos prêmios educacionais conquistados pelo município ao longo dos anos. “Educação é e sempre será uma de nossas prioridades, é o que garante o reconhecimento de Taboão da Serra como Cidade Educadora”, afirma Dr. Evilásio.
Em setembro de 2010, por exemplo, a EMEB Darcy Ribeiro, de Taboão da Serra, foi uma das 56 instituições de ensino escolhidas como “Escola Inovadora” pelo Concurso de Escola Pesquisadora no Programa de Escolas Inovadoras da Microsoft, sendo a única premiada em todo o Brasil. A EMEB oferece aos estudantes diversos programas que fomentam o uso da tecnologia nas aulas e amplificam a qualidade de ensino, beneficiando os alunos e educadores.
Sobre o BETT International
É destinado ao debate entre lideranças políticas e agentes sociais sobre como tornar mais eficientes as políticas e os sistemas educacionais no preparo de professores para lidar com as mudanças inerentes à globalização da economia no século XXI. Neste ano, o foco dos debates está nas soluções que ofereçam benefícios controlando custos, eficiência e sustentabilidade, com estudos de caso sobre tecnologia inovadora e prática educacional nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Irlanda e Malta e outros países.
Acontece até 15 de janeiro, compreendendo seminário e exposição, permitindo aos seus mais de 25 mil visitantes "ver, tocar e testar todas as novidades na indústria". Neste ano, os principais temas serão as mudanças no gerenciamento educacional, virtualização, tratamento de dislexias, redução nos custos dos sistemas aplicados ao ensino e formas criativas de aprendizado com menor esforço.