EM ALTA
Home

Taboão da Serra inicia 2ª dose da vacina contra HPV

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

07/09/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

As cidades da Grande São Paulo iniciaram nesta semana as aplicações da segunda dose da vacina contra o vírus HPV (Papiloma Humano), que causa o câncer no útero. Em Taboão da Serra e Embu das Artes, as doses começaram a ser aplicadas na segunda-feira, dia 1º de setembro.  As meninas de 11 a 13 anos, que receberam a primeira dose em abril, serão vacinadas novamente dentro das escolas públicas e particulares da cidade, seguindo um cronograma específico. A 3º dose da vacina, será aplicada daqui há 5 anos.

A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou a importância da vacina em todas as meninas já que a imunização deve ser realizada antes da iniciação sexual, já que a principal forma de transmissão do vírus é através do sexo.

Vacinação em Taboão da Serra | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

“A terceira dose será daqui a cinco anos. Aqui na cidade, realizamos uma parceria com a Secretaria de Educação, para levarmos as vacinas em todas as escolas municipais, mas as estaduais também estão recebendo. É muito importante a vacinação, é uma prevenção, os pais estão mais conscientizados, isso é muito bom. Sexo é um grande tabu, então quando falamos de algum tema relacionado a isso, os pais ficam meio assustados. O custo da vacina em um laboratório particular é de 1.500 reais”, alertou Zaicaner.

Ainda segundo a secretária de saúde mais de 6 mil meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, receberão a 1º dose da vacina em toda a cidade. “Acreditamos que futuramente a campanha será estendida para os meninos, os meninos também precisam ser imunizados pois são os veículos propulsores”, finalizou.

A Gazeta de São Paulo acompanhou na manhã de sexta-feira, a vacinação na Escola Estadual Francisco Vicente Lopes, no Jardim Maria Rosa onde 14 meninas foram vacinadas. A enfermeira Pierângela Cordeta, de 53 anos, também destacou a importância da imunização.  “É uma nova vacina que entrou agora no calendário, evita o câncer no útero, é muito importante. Os municípios têm recebido muito bem, e muitos queriam que ampliasse a faixa etária. Alguns pais ficam receosos, quando se fala em novas vacinas e ainda mais relacionadas a vida sexual”.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de Saúde da cidade de Taboão da Serra, elas são aplicadas diariamente em horário comercial.

Embu das Artes
Também começou na segunda-feira, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV em Embu das Artes. As meninas, entre 11 e 13 anos, vacinadas na primeira fase, deverão tomar a dose de reforço. Adolescentes que completaram 11 anos após a primeira fase da campanha, receberão a primeira dose. A vacinação acontecerá nas escolas municipais, estaduais e particulares e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Embu das Artes.

Na primeira etapa, quase sete mil meninas foram vacinadas, número acima da média esperada pelo Ministério da Saúde. As estudantes que tomarem a segunda dose da vacina, deverão tomar o reforço daqui a cinco anos para garantir a produção de anticorpos duradouros e a proteção eficaz contra o HPV.
 

Notícias relacionadas