Taboão da Serra ganha Conselho Comunitário de Segurança
Desde a última quinta-feira, dia 28, Taboão da Serra voltou a ter um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A entidade foi criada por moradores do Jd. Monte Alegre e irá atuar em cerca de 17 bairros da cidade. A presidente, Maria Aparecida Lopes Borghi, e a sua diretoria, tomaram posse em um evento realizado na escola Julieta Caldas Ferraz.
O Conseg é um grupo de moradores que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança, além de ajudar a desenvolver campanhas educativas e estreitar os laços de cooperação com a Polícia Militar, Civil e a GCM.
Foto: Eduardo Toledo
Aparecida Borghi é empossada presidente do Conseg pelo Capitão Will
De acordo com o Capitão Will, da 4ª Cia da Polícia Militar, O Conseg tem uma grande responsabilidade. “A segurança é feita por todos, tanto a PM, quanto a Polícia Civil precisam da ajuda da comunidade para poder prestar um bom serviço”, disse. Will também lembrou que os conselheiros são exemplos para a comunidade.
Para a presidente do Conseg, Aparecida Borghi, segurança pública não se faz só com a polícia. “A sociedade civil precisa participar ativamente das decisões. Trabalharemos unidos, pois a segurança passa por minha casa e pela casa de todos nós”.
Apesar da Conseg já estar oficialmente instituída, a primeira reunião que vai definir as ações que serão priorizadas acontece no dia 25 de junho, às 19h30, na escola Julieta Caldas Ferraz. “O primeiro ponto é ouvir a comunidade, saber com exatidão onde devemos começar a trabalhar”.
O prefeito Evilásio Farias, a sua vice, Professora Márcia, o ex-prefeito Ary Dáu e o deputado estadual Valdir Agnelo compareceram na posse da diretoria. Para Evilásio, segurança não é um problema de governo, mas sim de Estado. “Quando chega a esse ponto, passa a ser um problema de todos. A nossa administração estará ao lado da Conseg para ajudar no que for preciso”, garante.
Evilásio ainda lembrou todas as ações que a prefeitura vem desenvolvendo na área de segurança, como a instalação de câmeras na região central e no Pirajuçara, além do aumento do efetivo da GCM para 200 guardas e a aquisição de 37 viaturas. “Mas a segurança não se faz com repressão, por isso estamos investindo no ser humano, em programas sociais que beneficiam diretamente a população”.
Representando a polícia Civil, o delegado Dr. Gilson prestigiou o evento e desejou sorte para o conselho. “Vamos trabalhar em conjunto”, disse. A Guarda Civil Municipal também esteve representada com o sub-comandante Coronel Silas.
O Conseg irá atuar no Centro e nos bairros Jd. América, Jd. Bom Tempo, Jd. da Glória, Jd. das Oliveiras, Jd. Helena, Jd. Iolanda, Intercap, Jd. Margaridas, Jd. Maria Rosa, Jd. Mirna, Jd. Monte Alegre, Jd. Ouro Preto, Jd. Pazzini, Recanto dos Pássaros, Pq. Santos Dumont, Jd. São Miguel, Jd. Três Marias, Pq. Assunção, Pq. Albina, Pq. Laguna, Pq. Monte Alegre, Vila Santa Luzia.
Serviço
O Conseg se reúne sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 19h30, na escola Julieta Caldas Ferraz, na rua Avelina Nogueira do Prado, 257.