EM ALTA
Home

Taboão da Serra e Embu se preparam para o Corpus Christi

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

01/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

As cidades da região se preparam para a celebração do Corpus Christi, nesta quinta-feira, dia 4. As principais ruas e avenidas de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra devem ficar enfeitadas com centenas de tapetes confeccionados pela comunidade católica local.

Os tapetes coloridos, geralmente são confeccionados com serragem, borra de café, farinha, areia, pedrinhas, material reciclado, tecido TNT, entre outros materiais.

Em 2015, a comemoração de Corpus Christi de Taboão chega à 22ª edição com a montagem dos tapetes | Rose Santana / Arquivo O Taboanense

Em Taboão da Serra, as marcações nas ruas para a confecção dos tapetes começam a partir de meia-noite. Entre as vias que ficarão fechadas estão Rua do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Müller, avenida Armando Andrade,  Rua do Carmo e Tereza Luizetto Buscarini. Logo após o almoço começa a visitação, no final da tarde os fiéis realizam a tradicional procissão, em seguida acontece a missa. No último ano, a comunidade católica montou 121 tapetes e 700 metros em tecido que foram espalhados em mais de um quilômetro e meio.

O município de Itapecerica da Serra, tem uma das mais famosas e tradicionais celebração da região. A missa será no Santuário de Nossa Sra. dos Prazeres e Divina Misericórdia, no Largo da Matriz, onde estarão os tapetes coloridos, e onde acontece a procissão e a bênção do Santíssimo.  Ano passado os fiéis visitaram 60 tapetes, que foram espalhados em 400 metros de extensão.

Em Embu das Artes, os tapetes de Corpus Christi serão novamente confeccionados a partir das 6 da manhã, para a tarde o calçadão do Centro Histórico e as ruas de acesso às paróquias da cidade, estarem prontos para visitação dos fiéis. Às 19h acontece a procissão, que terá início no ginásio de Esportes Hermínio Espósito e segue até o Museu de Arte Sacra, no Centro Histórico. Em 2014, foram montadas 80 peças em uma extensão de 500 metros.

Tradição
O Corpus Christi surgiu no século XIII da necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado e de testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia. Já a tradição da confecção do tapete nasceu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Notícias relacionadas