Taboão da Serra deverá ter segundo turno nas eleições de 2016
Taboão da Serra caminha inevitavelmente para romper a barreira dos 200 mil eleitores já nas próximas semanas, condição que permite que nas próximas eleições municipais tenha o segundo turno em 2016. Segundo dados apurados pelo Portal O Taboanense, na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cidade conta com 199.679 eleitores, dados processados no dia 19 de janeiro.
Apesar dos dados serem muito dinâmicos, uma vez que a cada dia novos eleitores (em média 40 por dia) fazem seu cadastramento e outros deixam de constar na listagem oficial por mudança ou até mesmo falecimento, é possível afirmar que Taboão da Serra terá segundo turno já em 2016, devido ao crescimento exponencial da cidade.
Ainda não há previsão se Taboão da Serra contará com o sistema de biometria nas próximas eleições. A expectativa da Justiça Eleitoral é que até 2018, o sistema esteja implantado em todos os municípios brasileiros. Porém, se houver revisão do eleitorado taboanense até 2016 em função do recadastramento biométrico, o número de eleitores tende a diminuir, resta saber quanto e se será feito antes das eleições municipais do próximo ano.
Taboão da Serra conta com duas Zonas Eleitorais, 416ª Zona Eleitoral possui 28 locais de votação e 288 sessões e oficialmente tem 110.939 eleitores. Já a 324ª Zona Eleitoral têm 24 locais de votação, 232 sessões e 88.740 eleitores.
Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, o juiz Guilherme Alves Lopes Lamas, um dos responsáveis pelas eleições, afirmou estar aguardando uma comunicação oficial do Tribunal Regional Eleitoral a respeito do número de eleitores. “No mês de março vão começar as primeiras reuniões já preparatórias acerca do pleito de 2016, então nesse mês que já se inicia vamos ter maiores dados de como isso [provável segundo turno] vai se proceder”.
De acordo com o magistrado, é preciso cautela antes de qualquer posicionamento. “Eu sei que há muita expectativa com relação a essa questão do segundo turno, mas temos dados, tanto pessoas que se inscrevem, se alistam, tanto por outro lado pessoas que se transferem ou que há óbitos. Há eleitores que ingressam e eleitores que também saem. Então, nós temos que esperar efetivamente uma comunicação do Tribunal Eleitoral Regional para chegarmos aos 200 mil”, ponderou.
Dr. Guilherme lembrou que caso Taboão da Serra tenha segundo turno é uma nova situação, que nunca foi posta na cidade. “Há uma preocupação nossa, do pessoal dos cartórios eleitorais, com relação a isso, um turno a mais, mais um trabalho para eles, para todos nós, mas estamos preparados, se tivermos que fazer, vamos fazê-lo”.
Campanha
O prefeito Fernando Fernandes falou sobre o a possibilidade de um segundo turno nas próximas eleições, quando ele irá concorrer a sua reeleição. “Acho que é muito cedo para discutir isso, mas como estamos chegando a 200 mil eleitores gera essa expectativa, mas eu prefiro aguardar para mais um pouco, porque pode ter um recadastramento biométrico, e o número pode baixar de novo”.
“O que precisa ser entendido nisso é que não é só o fato de termos 200 mil eleitores que vamos ter o segundo turno. Claro, passa a ter essa possibilidade. Mas é necessário que haja algumas candidaturas fortes pra que aconteça o segundo turno, porque é necessário que a soma dos outros candidatos seja maior ou igual a do primeiro colocado”, justificou.
Fernandes garantiu que, mesmo que as eleições possibilitem um segundo turno e que a oposição lance mais do que uma candidatura, ele não irá mudar sua estratégia. “Independente de qualquer coisa, não mudaremos em nada o nosso planejamento”.
O Portal O Taboanense tentou contato com Aprígio, possível candidato nas eleições municipais, mas não obteve sucesso.