Taboão da Serra completa 57 anos com muitos desafios
Muitas vezes quem passa por Taboão da Serra nem se dá conta de que a cidade tem mais de 270 mil habitantes, segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município é cortado pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), uma das importantes do país, e cresce em ritmo acelerado.
Taboão, que completa 57 anos nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, recebeu importantes empreendimentos imobiliários e comerciais nos últimos anos e há tempos não tem mais características de cidade pequena, apesar de ter pouco mais de 20km² de área.
Com o crescimento desenfreado da população, os desafios aumentaram e o moradores da região sofrem com congestionamentos constantes e falta de infraestrutura nos bairros mais afastados do centro. O prefeito Fernando Fernandes, afirma que tem trabalhado para garantir o desenvolvimento da cidade. “Só para vocês terem ideia, de 2010 para 2015, a população taboanense cresceu em 27.659 pessoas, segundo o IBGE. Os investimentos públicos têm que estar preparados para receber bem esta população. A qualidade dos serviços, de educação, saúde, limpeza urbana é a nossa meta”. (Veja entrevista completa abaixo)
Gazeta de S.Paulo – Neste aniversário de 57 anos do que os taboanenses tem mais motivo pra se orgulhar de sua cidade?
Fernando Fernandes – Taboão da Serra é uma cidade de gente trabalhadora, que quer ver a cidade melhorar. Os taboanenses lutam e torcem por Taboão. Mas eu poderia citar outros pontos. Hoje temos uma rede municipal de Educação, que me dá orgulho. Tenho acompanhado a produção dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, e tenho ficado muito orgulhoso, orgulhoso e contente. Entregamos recentemente a maior UBS da cidade, a UBS de Oliveiras/Marabá, vamos entregar a UBS do Clementino de do Ponte Alta, estamos remodelando o atendimento básico de saúde, e isto também é motivo de orgulho.
GSP– Como administrador, quais os pontos em que cidade ainda precisa melhorar e o que tem sido feito para isso?
FF– Toda a cidade está em constante transformação. É como se fosse um organismo vivo. Sempre precisamos melhorar em todas as áreas, não podemos nos conformar ou estagnar, é uma busca constante. Exemplo deste processo, é que há mais de 10 anos, com a construção dos 5 piscinões na bacia do Pirajuçara, o centro de Taboão ficou livre das enchentes, durante anos. De lá pra cá, aumentou-se a impermeabilização do solo, outras construções foram feitas na cidade, e o centro voltou a encher depois de chuvas torrenciais, nestes últimos anos. A obra de canalização do córrego Poá, que iniciou de maneira incorreta na administração passada, também piorou a situação. Agora conseguimos fazer as desapropriações necessárias para finalizarmos a obra corretamente, para resolver o que já havia sido solucionado e voltou a acontecer.
GSP– Neste ano de aniversário, quais são as principais obras que serão entregues?
FF- Vamos entregar a UBS do Clementino que está em fase final, a arena multiuso no Record, que é uma obra enorme que estamos fazendo, e irá trazer para Taboão um local para eventos, shows, disputas esportivas, ou seja, um local que Taboão até os seus 57 anos, não tinha e será uma grande melhoria para o Record. Vamos entregar também uma Unidade Básica de Saúde para o Ponte Alta, estamos recapeando e remodelando a rua do Tesouro, no Centro, entre outras ações em todas as áreas.
GSP– Como você enxerga a cidade nos próximos anos?
FF– Taboão tem que controlar sua população. Hoje somos a segunda cidade mais populosa do Brasil, temos 11.994 habitantes por km². Além disso, temos uma área muito pequena, 20, 38 km. Os terrenos livres, públicos e privados são praticamente, inexistentes. Não temos para onde crescer, mas temos como melhorar a qualidade da cidade. A qualidade dos serviços, de educação, saúde, limpeza urbana é a nossa meta. Quando se cresce sem planejamento e demasiadamente, este crescimento pode ser um grande problema. Só para vocês terem ideia, de 2010 para 2015, a população taboanense cresceu em 27.659 pessoas, segundo o IBGE. Os investimentos públicos têm que estar preparados para receber bem esta população, senão você inicia um processo de retrocesso nos serviços oferecidos pela cidade que não serão suficientes. Por exemplo, investimentos habitacionais são sempre bem vindos, mas a cidade não pode receber moradias, sem destinar áreas para a construção de escolas e postos de saúde, além do viário que tem que sofrer adequações. Nada disto foi feito, ou seja, o crescimento ocorreu de maneira irregular e desmedida nas duas administrações anteriores, hoje Taboão tem que lidar com esta questão.
GSP– Qual a mensagem de aniversário que você deixa para a cidade?
FF– Eu gostaria de parabenizar todos os taboanenses e também agradecer pela parceria, pela paciência, pela credibilidade que eu sempre tive. Nós vivemos um período de grande crise econômica de desesperança em todo o Brasil. O governo federal cometeu tantos erros, que nos colocou em uma situação de recessão, com a diminuição da produção em todo o Brasil, e de inflação, os preços sobem a todo o tempo, além disto, vivemos uma crise política. É o pior dos mundos, para quem está gerindo uma cidade, uma empresa, ou mesmo uma casa. Cada pai e mãe de família sente em casa, o que eu sinto como prefeito na prefeitura. Mas, felizmente, estamos trabalhando com responsabilidade e criatividade e com isto temos alcançado importantes vitórias para a nossa cidade. Então eu queria deixar uma mensagem de esperança e de comprometimento, não vamos esmorecer, vamos continuar acreditando no nosso trabalho e principalmente na nossa cidade, Taboão é forte, e já provou isto. Afinal de contas conseguimos sair da pior das crises que é a crise moral. Agora vamos comemorar os 57 anos anos, e nos prepararmos para vencer os próximos obstáculos.
Presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves (Cido)
GSP – Como você vê o crescimento da cidade nos últimos anos?
Cido – É obvio que estamos passando por um grande crise, mas acredito que a cidade mesmo nesse momento cresceu e conseguimos manter os serviços púbicos da cidade. Nós do Poder Legislativo fizemos a nossa parte economizando e fazendo a devolução de verba para o executivo. Graças a Deus Taboão da Serra também recebeu novas lojas, ampliação do shopping e ainda vamos receber em breve a Leroy Merlim… Taboão da Serra não parou, permaneceu crescendo e dando exemplo de gestão eficiente, cautelosa e cuidadosa. Uma cidade onde o poder público priorizou áreas como Educação, construção de novas creches, ampliação de vagas e abertura de Unidades de Saúde.
GSP – Quais áreas ainda precisam de investimento?
Cido – Nós sabemos que nos últimos anos teve um aumento significativo da população e com isso a demanda pelos serviços públicos cresceu, mesmo assim nós conseguimos melhorar muito a saúde na cidade. Mais de 30% do orçamento da cidade é aplicado na saúde. Quando administração assumiu tínhamos menos de 50 médicos, hoje temos mais de 200. Ainda temos que fortalecer a atenção básica da saúde para evitar a lotação dos Prontos socorros. Já na educação tivemos muitas conquistas como o reconhecimento de escolas municipais que ganharam a olimpíada de astronomia, o que mostra que a nossa rede pública está muito positiva. Aprovamos uma Lei, a Câmara teve papel importante também, a da regularização de imóveis, com a entrega de escrituras definitivas para as famílias, um grande avanço na Habitação.
GSP – Qual sua mensagem de aniversário para os taboanenses?
Cido – Fui muito bem recepcionado em Taboão da Serra há 20 anos, quando vim de Minas Gerais e fico feliz hoje em contribuir com o desenvolvimento da cidade como vereador. Meu desejo é que possamos cada vez mais garantir uma cidade melhor para todos. Que todos independente de raça, cor ou situação social tenham seus direitos garantidos. Meu sonho é que todos possam usufruir da cidade da melhor forma.